Muitos sonham em viajar para a Noruega e conhecer seus belíssimos fiordes ou ter a experiência de ver a aurora boreal, mas com um orçamento limitado parece quase impossível, não é? Bom, não necessariamente. Com planejamento e pesquisa é possível fazer uma viagem mais econômica para o destino e ainda assim viver momentos igualmente inesquecíveis.
Confira 10 dicas que podem te ajudar a economizar em uma viagem para a Noruega:
1.Curta muito a natureza
Não é à toa que o slogan da Noruega é “Movida pela natureza”, afinal essa é a atração principal do destino. E sabe qual é a melhor parte disso? Admirar os fiordes e cachoeiras, fazer trilhas, ver uma geleira de perto ou experienciar a aurora boreal, tudo isso é de graça! A natureza está lá de portas abertas para proporcionar aos visitantes experiências incríveis.
2.Compre comida nos supermercados
Para economizar um pouquinho mais, a dica é se aventurar pelos supermercados e lojinhas de alimentos noruegueses. Além de ser possível experimentar a gastronomia e as marcas de alimentos locais, ainda é uma opção bem mais econômica do que fazer todas as refeições em restaurantes. Ah, e não precisa se preocupar em comprar água engarrafada, a água das torneiras é potável e perfeita para o consumo em toda a Noruega!
3.Não deixe de pesquisar os meios de transporte
A Noruega tem uma logística incrível para os turistas, por isso é possível se deslocar pelo território de barco, trem, ônibus, avião, carros alugados e várias outras opções. Eles ainda estão construindo estradas específicas para ciclistas em todo o país. Por isso, é importante pesquisar todas as possibilidades que se encaixam no seu roteiro para ver qual oferece o melhor preço. Vale a pena também sempre comprar as passagens com antecedência e ficar de olho para promoções.
4.Que tal acampar?
Já imaginou passar a noite cercado pelos cenários naturais incríveis da Noruega? Acampar é com certeza uma aventura, que pode ser feita de forma totalmente gratuita. Não existem taxas para se alocar em áreas de camping na Noruega, basta ficar atento às regras sobre o direito de acesso. Claro que o país também oferece outras opções de hospedagem econômicas para os menos aventureiros, são vários os hostels e pequenas pousadas.
5.Viaje na baixa temporada
Assim como em todos os outros destinos turísticos, os preços na Noruega sobem durante a alta temporada. Por isso, aqueles que desejam fazer uma viagem mais econômica devem priorizar os meses de menos movimento. Para as atrações de verão, a alta temporada na Noruega vai de junho a agosto, já para as atrações de inverno é melhor evitar o período de dezembro e janeiro. Viajar na baixa temporada ainda te dá o privilégio de ver as belíssimas cores de outono ou de primavera.
6.É possível pegar carona
A Noruega é um dos países mais seguros do mundo, por isso alguns turistas decidem se aventurar e pegar caronas nas estradas do destino. A prática é comum principalmente nas áreas rurais, onde os caroneiros amarram uma bandeira da Noruega na mochila para sinalizar que estão precisando de transporte. Para planejar as viagens de carona existe até um grupo no Facebook, onde as pessoas trocam informações e se conectam para combinar as viagens.
7.Pergunte aos locais
Na dúvida, a melhor opção é sempre conversar com a população local, essa vai ser sua maior fonte de informação para achar as alternativas mais baratas da cidade. Se você não fala norueguês, não precisa se preocupar, mais de 90% dos noruegueses são fluentes em inglês, além de serem super simpáticos e prestativos. Os centros de informações turísticas também são preparados para orientar viajantes com todos os tipos de dúvida, por isso vale a visita.
8.Um city pass pode ser uma boa opção
Cidades como Oslo e Bergen disponibilizam um city pass que dá direito a entrada de forma muito mais econômica na maioria dos museus e a qualquer transporte público, além de oferecer descontos em diversos estabelecimentos e serviços. O Oslo Pass e o Bergen Card estão disponíveis para períodos de 24h, 48h ou 72h.
9.Não se esqueça da sua carteirinha de estudante
Para os estudantes sempre vale a pena pesquisar para fazer uma carteirinha internacional. As empresas que oferecem esses documentos normalmente têm um lista de lugares que oferecem descontos para estudantes em cada país, o que pode ser uma boa forma de economizar durante uma viagem para a Noruega.
10.Pesquise as atrações gratuitas
Existe uma infinidade de opções de atrações turísticas incríveis e totalmente gratuitas na Noruega, por isso vale a pena pesquisar antes da viagem. Alguns exemplos são o Parque de Esculturas Vigeland, em Oslo, e as casinhas coloridas do Bryggen, patrimônio mundial da UNESCO, em Bergen.