A Amazônia é um lugar cheio de caminhos a serem trilhados. As épocas de chuva e de seca transformam a paisagem local e visitá-la em diferentes estações do ano certamente vai proporcionar uma vivência ainda mais completa da floresta. E a Expedição Katerre te ajuda nessa tarefa. Além de te levar em diferentes locais, te apresenta uma experiência completa e surpreendente, em que a troca cultural e a preservação da natureza são fatores muito importantes. Confira cinco roteiros que você precisa conhecer:
– Serra do Aracá: durante 10 dias o explorador pode conhecer a Serra do Aracá. Para quem dispõe de mais tempo e gosta de aventura, ir nessa expedição é o passeio certo. Ao logo de seu território, é possível deparar-se com vegetações únicas e diversificadas, como em toda a paisagem Amazônica. O turista também irá conquistar Eldorado, a maior cachoeira do Brasil, com 353 metros de queda livre.
– Alto e Médio Rio Negro: indicado para quem procura um contato maior com os nativos e conhecer a fundo os locais mais particulares da Amazônia, o roteiro de 9 dias mostra uma região onde a presença indígena é muito forte. O turista irá conhecer a cidade de Barcelos, primeira capital do Amazonas, o arquipélago de Mariuá,com 700 ilhas, o Pedral de Tucunaré, e atividades como trilhas aquáticas. É um passeio mais abrangente para quem quer ter total imersão com a natureza e conhecer a Amazônia mais a fundo.
– Anavilhanas: o roteiro de 4 dias no Rio Solimões e Rio Negro explora um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, Anavilhanas. Em uma região rica em fauna e flora, é possível escalar árvores, encontrar botos cor-de-rosa, índios Tuiuka, além de ralizar um sobrevôo de Parasail. Tem como principais atrações o Encontro das Águas (local onde encontram-se os dois rios), um passeio com os botos e intercâmbio com uma comunidade indígena. Indicado para quem tem pouco tempo, mas quer experimentar de tudo um pouco.
– Parque do Jaú: Declarado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional do Jaú, é o maior parque florestal de água doce do mundo e abriga uma infinidade de espécies de animais e plantas. O roteiro de 5 dias também é ótimo para quem tem pouco tempo. É possível encontrar botos cor-de-rosa, mergulhar com bóias e conhecer um pouco da cultura indígena local, além de degustar comidas típicas do lugar, como frutas, geléias, tapioca, tucumã, ou desfrutar de um jantar na fogueira, onde contam-se histórias do folclore caboclo.
– Jauaperi-Xixuau: O roteiro de 8 dias passa pela Reserva do Xixuaú, lar de animais raros e de uma vegetação exuberante, onde cada curva de seus igarapés mostra a unicidade do local. Aqui é possível fazer trilhas aquáticas, pescagem, merculho com máscaras, entre outras atividades, variando dependendo da estação do ano. A expedição também passa por Anavilhanas e pelo Parque Nacional do Jaú.
Para saber mais sobre a Expedição Katerre, visite o site.