A gigantesca cratera de meteorito no Arizona

Crédito: Flagstaff Convention and Visitors Bureau

O Arizona é um estado bastante conectado com o Universo e seus mistérios, por exemplo, com relatos de pessoas que viram objetos voadores não identificados e luzes vindas do céu. Outro exemplo bastante turístico dessa conexão é a Meteor Crater. Aproximadamente 50 mil anos atrás, um pedaço de um asteróide, viajando em uma velocidade de mais de 60.000 Km/h, colidiu com o nosso planeta. A cada segundo, o pequeno pontinho de luz no céu ia se transformando em uma esfera enorme e brilhante. Em razão disso, uma cratera enorme foi aberta no Arizona, na região norte, próxima à cidade de Winslow.

Com aproximadamente 1.2 quilômetros de diâmetro e 173 metros de profundidade, a cratera do meteorito é hoje a mais preservada do mundo. Fotografia da lua e outros planetas mostram de forma clara que as crateras surgem a partir do impacto de meteoritos, asteróides e cometas, assim como ocorreu com o nosso planeta. A natureza continuou modificando o relevo pela força do vento, da água e do calor. Mas no caso da Meteor Crater, as mudanças foram relativamente pequenas e nos permitem ver como foi sua formação milhares de anos atrás.

Os primeiros a descobrirem a cratera foram os ancestrais dos nativos americanos, que deixaram alguns de seus artefatos ali. Somente em 1871, um dos homens do exército reportou o descobrimento do local. Os estudos científicos começaram em 1891, com o Dr. Foote, que analisou diversas amostras do meteorito. O então respeitado geologista Dr. Gilbert resolveu visitar o local e concluiu erroneamente que este havia sido criado por explosões de vapores e gases no subsolo. Somente uma década mais tarde foi descoberto o verdadeiro motivo do surgimento da cratera.

O local recebe turistas internacionais e oferece estrutura de visitação, como trilhas abertas para observação e vistas internas com ar condicionado. Há um centro interativo com várias exposições e informações fascinantes sobre meteoros e impacto com a Terra, diferenças entre corpos celestes, crateras na lua e muito mais. Há também lojas de presentes e rochas (como madeira petrificada, cristais de quartzo, minerais nativos do Arizona, jóias de pedra e fósseis), para que os visitantes adquiram uma pequena lembrança do ponto turístico, e um centro de visitantes.

Além disso, há um cinema que mostra o filme 3D “IMPACT The Mystery of Meteor Crater”. As pessoas podem entender e vivenciar os sons e a fúria com que o meteorito atravessou a atmosfera da Terra e atingiu o sudoeste americano, com um energia de mais de 20 milhões de toneladas de TNT. E o resultado pode ser visto logo depois, no lado de fora do centro de visitantes.

Venha ao Arizona e conheça essa gigante demonstração de força do Universo.

Para mais informações sobre o destino, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X