Arizona: o incomparável Monument Valley

Untitled3

O Monument Valley é uma reserva tranquila e isolada entre os estados do Arizona e Utah. Um dos locais mais fotografados e inspiradores dos Estados Unidos, é facilmente reconhecido por ser um cenário icônico de desenhos animados, trazendo a tona lembranças infantis e muita nostalgia. E não é só a beleza e grandiosidade do lugar que impressiona os viajantes. Sua importância turística também se deve ao fato de ter sido cenário de incontáveis filmes de faroeste hollywoodianos.

Nos gigantescos platôs estéreis se destacam íngremes torres de arenito, que variam entre 120 e 300 metros de altura. Esculpidas durante séculos pela ação dos ventos, os monumentos rochosos colorem a região em belos tons de vermelho e produzem gigantescas sobras no chão desértico, enquadrados pelas nuvens que dançam no céu. A experiência de estar ali, sentindo e respirando tal obra-prima natural, é tão grandiosa quanto o próprio cenário.

O vale está localizado a cerca de quatro horas da cidade de Flagstaff, em uma das maiores tribos indígenas americanas, a Nação Navajo. A visita pode começar pelo Centro de Visitantes e seguir caminho para apreciar as famosas rochas Buttes Mitten e Merrick Butte, ícones do Monument Valley. Até um certo ponto do caminho, visitantes podem conhecer o local sem a presença de um guia, seja de carro, jipes ou trilhas a pé. Depois, é necessário o acompanhamento de um guia turístico Navajo, e pode ter certeza que vale a pena. Eles conhecem o local como ninguém, te mostram os melhores panoramas para observação e fotos, além de fornecerem informações importantes. Além de tours de carros ou trilhas, é possível fazer passeios a cavalo e fantásticos voos de balão para conhecer a área de um ângulo totalmente inusitado.

Na hora do almoço, experimente uma típica cozinha Navajo, no restaurante dentro do hotel The View, e aproveite para passar na loja de presentes e levar uma lembrança desse espetacular cartão postal americano. É possível também observar um pouco da cultura indígena ao longo da estrada, onde são vendidos artesanatos e souvenires.

Mesmo com o clima quente do verão, a temperatura é amenizada pela aridez e alta altitude local. Durante o inverno a temperatura cai e é possível presenciar uma neve fina que derrete em um dia ou dois.

Há várias opções de hospedagem para os turistas na cidade mais próxima, chamada Kayenta, ou dentro da própria reserva, no hotel The View, que tem a melhor vista possível dentro do Monument Valley (lembre-se que, por sua excelente localização, o hotel é bastante concorrido e deve ser reservado com bastante antecedência). Para quem gosta de um contato ainda maior com a natureza, também existem locais para acampar e estacionar trailers e motor homes.

Venha para o Arizona e se depare com uma paisagem única no mundo!

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X