Aventuras no Lysefjord

Lysevegen road

Não deixe as paisagens surreais e pitorescas da Noruega te enganar, pois elas podem te proporcionar a aventura dos seus sonhos. As sinuosas estradas do país em torno das cordilheiras de montanhas formam algumas das melhores experiências de motociclismo e trekking da Europa.

Na região sul, a estrada Lysevegen que parte do fiorde Lysefjorden, mais especificamente de Lysebotn, uma pequena vila no mais secreto recanto do fiorde, e segue cerca de 50km até Sirdal, é uma das rotas nacionais turísticas mais procuradas e também o sonho de muitos motociclistas pelo mundo. Mas preste atenção na hora de se planejar, esta estrada normalmente fica aberta apenas do mês de maio a outubro/novembro.

O percurso pode parecer curto, mas os 932m que se sobe através de inúmeras curvas e zigue-zagues se tornam um desafio comparável a enfrentar a montanha-russa mais radical do mundo. A sua adrenalina irá às alturas com as mais de 30 curvas sinuosas e bem fechadas, trechos em formato de esses, um túnel baixo e escuro com uma curva surpresa escondida dentro dele. Todo esse trajeto pode ser admirado do mirante Øygardsstølen.

Aproveite essa road trip para fazer paradas em três pontos turísticos icônicos da Noruega: o fiorde Lysefjorden e as formações de montanhas Kjerag e Preikestolen, também conhecida como Pedra do Púlpito. Atualmente os três locais tem batido recorde de exposição em canais de mídias sociais.

O fiorde Lysefjord está localizado em Ryfylke, no condado de Rogaland, próximo a Haugesund e Stavanger, na porção sul da região chamada de Fjords Norway e possui cerca de 40km de extensão. Formado durante a era do gelo por glaciares maciços que cobriram a Terra, o Lysefjord é imponente e, sem dúvida, o fiorde mais diferenciado na região de Rogaland. Faça um passeio de barco ou cruzeiro pelo fiorde e admire as paisagens maravilhosas do ponto de vista dos navegadores.

NEW-Preikestolen-Lysefjord-1288379Aproveite o passeio de barco para ir para a outra margem do fiorde, onde está a trilha que leva a
Pedra do Púlpito, a atração turística mais famosa em Ryfylke. O platô que se projeta acima do Lysefjord como uma torre impressiona pela queda vertical de 604 metros até o fiorde. Este altiplano alongado, de aproximadamente 600m2, foi provavelmente formado com o processo de degelo iniciado há 10.000 anos atrás.

A caminhada até o topo tem duração aproximada de duas horas (5km) em cada sentido, sendo que o caminho é feito em terreno acidentado com subida de cerca de 350m. No trajeto há áreas de descanso e excelentes pontos para nadar e fotografar. Há diversos hotéis na proximidade, mas a opção mais perto do começo da trilha é no Preikestolen Mountain Lodge, que oferece diversas categorias de acomodação.

Kjerag

Uma das paradas mais populares é a trilha que vai até a Kjeragbolten,  uma pedra localizada na montanha Kjerag em Rogaland, na Noruega. A rocha em si é um depósito glacial de 5 m³ entalado na fenda da montanha. A pedra é acessível sem qualquer equipamento de escalada. No entanto, é suspenso sobre um profundo abismo de 984m. É um dos pontos mais fotografados do país e também um famoso local para a prática de base jumping e alpinismo. O platô localizado no topo da montanha tem uma vista magnífica.

A trilha até o topo é de nível difícil e dura cerca de cinco horas, com 3 trechos de subidas íngremes. Uma vez que você chega no planalto a caminhada se torna mais fácil. Quando voltar, uma alternativa para não ter que percorrer novamente toda a estrada Lysevegen é ir até Sirdal e de lá pegar a balsa para o retorno.

Lembre-se sempre da importância de trazer roupas e calçados apropriados, suprimentos e equipamentos se necessários e boa aventura!

Para saber mais sobre o destino, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X