Blumenau investe em centro histórico revitalizado com novas atrações

Atrações turísticas no Centro Histórico destacam a rica herança cultural dos alemães. Roteiro pela área histórica reúne mais de 20 atrativos, entre praças, igrejas e museus.

Museu da Cerveja de Blumenau – Crédito: Bruno Vicentainer

Fundada por imigrantes alemães na metade do século 19, Blumenau é retrato fiel da herança germânica no país. A partir da emblemática Rua XV de Novembro, o visitante volta no tempo ao caminhar pelo centro histórico da cidade. Lá estão reunidas construções típicas ao estilo enxaimel, monumentos e museus que simbolizam os costumes e as tradições de Blumenau.

O Museu da Cerveja é um deles. O espaço destaca a produção cervejeira da cidade e explica porque Blumenau é detentora do título de Capital Brasileira da Cerveja. Em breve, o museu irá proporcionar uma nova experiência sensorial e interativa ao turista. A visita ao Museu da Cerveja também vale por sua localização. Ele está instalado na Praça Hercílio Luz, local onde os primeiros 17 imigrantes alemães se estabeleceram para fundar a cidade.

Para continuar a imersão na cultura da cidade, os museus da Família Colonial e de Hábitos e Costumes apresentam ao visitante objetos, móveis, vestimentas e utensílios usados pelo povo local desde o final do século 19. No Museu da Família Colonial estão expostas mais de 6.200 peças pertencentes ao fundador de Blumenau, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.

Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau – Crédito: Bruno Vicentainer

Nos fundos do Museu, o viajante tem ainda a oportunidade de conhecer uma pequena floresta nativa com diferentes espécies plantadas pelo próprio fundador e o curioso Cemitério dos Gatos. No local estão sepultados nove gatos de Edith Gaertner, sobrinha-neta do fundador da cidade. Sua paixão pelos felinos fez com que ela enterrasse os gatos com direito as túmulos e lápides com os nomes gravados. O espaço é aberto ao público.

O passeio pelo centro histórico contempla ainda a Praça Dr. Blumenau e seu grande mosaico de cacos de pisos e azulejos, outra homenagem de Blumenau ao seu fundador. Palco para diversas manifestações culturais, a Praça irá passar por uma revitalização completa para abrigar novos espaços gastronômicos.

Outro lugar icônico do centro histórico que passará por uma importante renovação é a Praça Victor Konder (Praça da Estação), que fica no entorno do prédio em estilo enxaimel da Prefeitura de Blumenau. A mudança terá como inspiração a primeira estação de trem de Blumenau que ali operou. Já a locomotiva Macuca, maior símbolo desse momento histórico da cidade e que hoje fica em frente à Prefeitura, ganhará uma nova roupagem. O local abriga ainda o curioso Relógio de Flores, único no Estado de Santa Catarina.

Praça Victor Konder (Praça da Estação) – Crédito: Prefeitura de Blumenau

City Tour –  Uma linha city tour também está nos planos de Blumenau. Em formato inspirado no ônibus panorâmico de Londres, London Bus, o city tour será uma nova alternativa para o visitante conhecer as atrações do centro histórico de Blumenau.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X