Cantora lírica Cecilia Bartoli será primeira mulher a dirigir a Ópera de Monte-Carlo, em Mônaco

Princesa de Hanover com Cecilia Bartoli e Jean-Louis Grinda ©Direction de la Communication – Charly Gallo

Nesta semana, a Princesa de Hannover, presidente do Conselho Administrativo da Ópera de Monte-Carlo, anunciou que a famosa cantora lírica italiana Cecilia Bartoli será a nova diretora da instituição monegasca a partir de 1º de janeiro de 2023, substituindo Jean-Louis Grinda.

De acordo com ela, “em março de 2019, Jean-Louis Grinda informou a mim e ao Príncipe Albert II de Mônaco sobre sua intenção de deixar o cargo de Diretor da Ópera de Monte-Carlo. Tendo ocupado esse cargo desde julho de 2007, sentiu que havia chegado a hora de passar o cargo a alguém que trouxesse novas ideias para a ópera. Ele mencionou o nome de Cecilia Bartoli, a quem havia consultado informalmente. Além de suas qualidades pessoais e profissionais, Cecilia tem fortes laços com o principado, tendo liderado os Músicos do Príncipe como diretora artística desde que o grupo foi fundado em 2016. Esta proposta atraiu, naturalmente, meu interesse e atenção como Presidente do Conselho Administrativo. Depois de receber a aprovação do Príncipe Albert II, uma proposta foi apresentada oficialmente a Cecilia Bartoli que, tenho o prazer de dizer, aceitou”.

Cecilia Bartoli será a primeira mulher a liderar a Ópera de Monte-Carlo. Ela também permanecerá como diretora dos Músicos do Príncipe. “É claro que Cecilia Bartoli estará livre para seguir sua carreira excepcional como cantora, assim como Jean-Louis Grinda sempre foi livre para trabalhar como diretor de palco”, concluiu a Presidente do Conselho Administrativo.

“Esta é uma grande honra e uma enorme responsabilidade e eu gostaria de agradecer ao Príncipe Albert II, à Princesa de Hannover e ao conselho de diretores da Ópera do fundo do meu coração pela confiança. Agradeço também a Jean-Louis Grinda por sua amizade, por ter pensado em mim e por sua promessa de continuar disponível a mim e à Opera como consultor”, respondeu Cecilia Bartoli, enfatizando o papel que o principado desempenhou em sua carreira. “Fiz minha estreia em Monte-Carlo no Barbeiro de Sevilha em 1989, logo no início de minha carreira, e me senti apegada a Mônaco desde então. A Salle Garnier é provavelmente uma das mais belas casas de ópera do mundo. Suas dimensões e acústica são perfeitas. Em 2016, Jean-Louis Grinda e eu criamos os Músicos do Príncipe. Em pouco tempo, a orquestra apareceu em mais de 70 concertos, gravações e produções de ópera em toda a Europa. O grupo recebeu elogios do público e da crítica internacional e foi descrito como um dos melhores conjuntos instrumentais, apresentando Mônaco às principais audiências de música clássica”.

A cantora ainda comentou sobre seu futuro: “assumir a liderança da Ópera de Monte-Carlo é uma nova fase em minha carreira, mas também representa a realização de um sonho. Serei a primeira mulher a ocupar esse cargo, bem como a primeira cantora de ópera desde Guy Grinda, pai de Jean-Louis Grinda. Esta é uma ilustração perfeita do meu lema: ‘Desenhe na tradição e traga inovação!’ Estou repleta de ideias e sentirei uma enorme alegria em colocar minha criatividade e paixão pela música a serviço da Ópera de Monte-Carlo”. Cecilia Bartoli tem três anos para se preparar para sua primeira temporada.

Para mais informações, acesse en.gouv.mc.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X