Conheça a Amazônia na aposentadoria

A aposentadoria é uma das melhores épocas para descobrir novos lugares e se encantar com outras experiências. Cada vez mais idosos aproveitam para botar o pé na estrada e viajar, claro que com muito conforto. Sem precisar se preocupar com trabalho ou filhos, os aposentados também têm a vantagem de poder viajar em qualquer época do ano. Uma ótima pedida é começar viajando pelo Brasil e conhecer as incontáveis maravilhas que nosso gigantesco país esconde. E por que não começar pela Floresta Amazônica?

Repleta de encantos e mistérios, a Amazônia é um outro mundo, longe da agitação das cidades, do barulho dos carros e dos toques de celular. O que importa ali é a convivência harmônica com a natureza. As árvores, animais e rios te cercam por todos os lados e a sensação é um relaxamento profundo. O lugar chega a ser quase mágico, com ensinamentos guardados e que certamente vão gerar todo o tipo de emoções. A Amazônia é um lugar para sentir, para ver a vida pulsar em cada ser que a elegeu como casa. O encanto é tão grande que é preciso conhecer aquilo tudo com o próprio corpo.

E  a melhor maneira de conhecê-la é navegando pelo Rio Negro, uma região que quase não tem mosquitos. A Expedição Katerre é uma empresa de barcos que oferece roteiros pela Amazônia  e certamente vai te proporcionar uma experiência inesquecível no local. São dois itinerários bastante indicados para aposentados. O primeiro é o Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. O roteiro de quatro dias parte da cidade de Manaus e chega ao famoso Encontro das Águas, quando o Rio Negro e o Rio Solimões se encontram e correm por mais nove quilômetros lado a lado. Um intercâmbio cultural com indígenas acontece no segundo dia da viagem, onde há a apresentação de costumes tradicionais, história e artesanato. Os dias seguintes seguem com a chegada a Anavilhanas, com trilhas aquáticas e banhos de rio com bóias, e uma visita a um sítio caboclo.

O segundo roteiro é o Parque Nacional do Jaú, com duração de cinco dias. Seu sistema aquático é formado por três rios (Unini, Carabinani e Jaú), além de incontáveis pequenos igarapés de águas negras. Ao longo do caminho, são conhecidas diversas espécies de plantas e animas da região, como os Botos Tucuxi. O passeio inclui uma caminhada até as Grutas do Madadá e um passeio até um sítio indígena. O terceiro dia contempla o Parque do Jaú e as atividades mudam conforme a época do ano, de cheia ou de seca. No quarto dia é feito um intercâmbio com moradores da Comunidade do Aturiá, sobre costumes regionais, visitas ao pomar e casa de farinha.

Os dois itinerários permitem que você conheça um pedacinho dessa floresta tão impressionante, mostrando a força e ao mesmo tempo delicadeza da natureza. Não há como sair dali sem se sentir extasiado por tudo que você viu, sentiu e ouviu.

As embarcações, de estilo caboclo para que não destoem da paisagem, oferecem todo o conforto e segurança para que você possa desfrutar ao máximo a viagem. A hospitalidade da equipe de bordo é enorme e as maravilhosas refeições completam essa deliciosa aventura.

 

Venha desvendar a Amazônia com a Katerre! As próximas saídas são:

 

Anavilhanas:

11 a 14 de julho

1 a 4 de agosto

15 a 19 de agosto

 

Parque Nacional do Jaú:

8 a 12 de agosto

5 a 9 de setembro

 

Para saber mais mais sobre os roteiros da Expedição Katerre, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X