Crianças controlam remotamente voo da Turkish Airlines

A companhia aérea se torna a primeira a usar tecnologia de captura de movimento para controlar uma aeronave em voo

Em sequência à ação de desenhar nos céus no dia 23 de abril do ano passado a maior bandeira do mundo em comemoração ao Dia da Soberania Nacional e das Crianças, este ano a companhia aérea da Turquia conduziu um voo especial, utilizando a tecnologia de captura de movimento para controlar uma aeronave do solo.

Como a primeira companhia aérea a usar tecnologia de captura de movimento para um projeto de comunicação, a Turkish Airlines lançou em 23 de abril de 2021, um filme com crianças em trajes especiais de captura de movimento e no controle da aeronave.

As manobras de aviação (roll, pitch, yaw) feitas pelas crianças em movimentos capturados por câmeras infravermelhas em um hangar especialmente equipado foram então retransmitidas para os pilotos da aeronave, dando efetivamente o controle do avião para sete crianças com idades entre 7 e 10 anos.

A aeronave, um Boeing 777-300 (ER) reg. TC-JJI em  voo nº TK6946, decolou do aeroporto de Istambul, sobrevoando um espaço aéreo fechado em um raio de 10 milhas sobre a cidade de Antalya e a uma altitude entre 6.000 e 8.000 pés.

Com os capitães Serpil Köstepen, Cihangir Kılıç e o “Capitão Kid” no leme, o voo foi baseado nos dados de movimentos capturados por câmeras infravermelhas. O filme foi gravado com câmeras trabalhando no mesmo espectro de luz das câmeras infravermelhas usadas para a captura de movimentos.

M. İlker Aycı, presidente do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines diz: “O dia 23 de abril, Dia da Soberania Nacional e das Crianças, é um presente do fundador da Turquia Ghazi Mustafa Kemal Atatürk para as crianças do mundo e reflete a importância das crianças para a Turquia. Para comemorar este dia especial, entregamos os controles deste voo especial para nossas crianças. Como a companhia aérea de bandeira nacional desta nação, continuaremos a introduzir tecnologia de ponta na aviação e implantar as mais recentes inovações em nossos produtos e serviços ”.

O filme começa com as crianças fazendo as verificações pré-voo da aeronave no hangar e continua com o “Capitão Kid” vestindo a roupa especial que capta seus movimentos e repassa os dados para os pilotos no ar. Seguindo as manobras que imitam os movimentos do comandante infantil em solo, a aeronave solicita permissão de pouso, terminando com os pilotos encontrando as crianças.

Acesse o filme da Turkish Airlines para o Dia das Crianças em youtube.com/watch?v=IWrX0b91xBc.

Sobre a Turkish Airlines:

Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, a Turkish Airlines, membro da Star Alliance, possui uma frota de 361 aeronaves (passageiros e carga) voando para 319 destinos mundiais, sendo 269 internacionais e 50 domésticos, em 127 países. Mais informações sobre a Turkish Airlines podem ser encontradas em seu site oficial www.turkishairlines.com ou em suas contas de mídia social no Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, e Instagram.

Sobre a Star Alliance:

A Star Alliance foi estabelecida em 1997 como a primeira aliança de companhias aéreas verdadeiramente global a oferecer alcance mundial, reconhecimento e serviço contínuo para o viajante internacional. Sua aceitação pelo mercado é reconhecida por vários prêmios, incluindo o Prêmio de Liderança de Mercado Mundial de Transporte Aéreo e Melhor Aliança de Companhias Aéreas pela Business Traveller Magazine e Skytrax. As companhias aéreas membro são: Adria Airways, Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca, Avianca Brazil, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Air Portugal, THAI, Turkish Airlines e United. No geral, a Star Alliance oferece atualmente mais de 19.000 voos diários para mais de 1.300 aeroportos em 194 países. Outros voos de conexão são oferecidos pelo Parceiro de Conexão da Star Alliance, a Juneyao Airlines.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X