Descubra as belezas naturais de Blumenau

Oferta turística do destino também é marcada por atividades na natureza e trilhas de ecoturismo

Para além das atrações culturais e históricas, Blumenau reúne diversas atividades turísticas para o viajante que ama natureza e aventura. A cidade, que mantém 53,18% da sua área de Mata Atlântica preservada, possui desde belas cachoeiras a espaços para trilhas e campings. Confira a seguir ambientes naturais em Blumenau capazes de atender aos diferentes perfis de visitantes.

Parque Nacional da Serra do Itajaí – crédito: Prefeitura de Blumenau

Nova Rússia
A região de Nova Rússia, a 25 km do centro de Blumenau, abrange paisagens encantadoras. Localizada nos entornos do Parque Nacional da Serra do Itajaí, a região é conhecida por suas quedas d’água envoltas pela exuberante Mata Atlântica. Na região há recantos com estrutura para receber turistas, entre eles o Recanto Silvestre e o Recanto Arno Schmidt. Ambos são espaços familiares à beira do rio e cercados por muito verde. Eles contam com restaurantes, quiosques, espaços para camping e estacionamentos. Outro destaque na região de Nova Rússia é o restaurante Permita Ser, um espaço aconchegante que propõe o conceito da culinária vegana com um toque da cozinha italiana.

Parque Nacional da Serra do Itajaí
Uma das principais áreas de preservação da Mata Atlântica do Estado de Santa Catarina, com 57.000 hectares, o Parque Nacional da Serra do Itajaí faz parte da área natural de Blumenau e proporciona várias opções de atividades como rafting, rapel e cicloturismo. Lá fica o Parque das Nascentes, lugar perfeito para contemplar a flora e a fauna em trilhas. Com quatro trilhas de diferentes distâncias e graus de dificuldade – da Garganta, das Lagoas, da Chuva e do Morro do Sapo –, o visitante tem a oportunidade de fazer uma verdadeira imersão pela floresta, atravessando rios ou escalando montanhas. Na trilha do Morro do Sapo, é possível subir até o mirante localizado a 715 metros de altitude. O parque conta ainda com cachoeiras, rios e áreas onde o turista pode acampar com a família em segurança.

Também no Parque Nacional da Serra do Itajaí fica o Parque Ecológico Spitzkopf, a 20 km do centro de Blumenau. O Moro Spitzkopf, que recebeu esse nome em alemão devido ao seu formato parecido a uma cabeça pontuda, promete vistas privilegiadas da Mata Atlântica de Blumenau. O Morro Spitzkopf tem 914 metros de altura e para alcançar o topo é preciso pegar trilhas em percursos com nascentes d´água e cascatas. O acesso ao topo está temporariamente fechado.

Parque Natural São Francisco de Assis
Esse parque é um refúgio florestal no coração de Blumenau e é uma ótima opção para quem busca o contato com a natureza sem sair do centro da cidade. No parque existem quatro trilhas disponíveis: Caminho das Águas, Caminho do Tucano, Caminho da Cutia e Caminho do Tatu, com diferentes distâncias e percursos. Com extensa diversidade, o parque natural também oferece observação de aves e caminhadas guiadas.

Ave no Parque São Francisco de Assis – crédito: Marcelo Martins

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X