Dinamarca encantada – o país da Pequena Sereia

statue of the little Mermaid in Copenhagen SOMENTE USO EDITORIAL shutterstock_219535810

Muito além das bicicletas, a Dinamarca guarda um dos contos de fada mais famosos do mundo. No Langelinje Pier você encontrará uma das atrações mais famosas de Copenhague, a escultura de A Pequena Sereia. Construída em 23/08/1913, a estátua está localizada em uma pedra no porto da capital.

Carl Jacobsen, um dos fundadores da cervejaria Carlsberg, se apaixonou pela história de A Pequena Sereia quando assistiu a um espetáculo de ballet inspirado no conto de fadas do dinamarquês Hans Christian Andersen.  Ao querer eternizá-la, procurou o escultor Edvard Eriksen para que fizesse uma versão da personagem.

A princípio, a ideia era a de que a bailarina que interpretou o papel no Royal Danish Theatre em 1909, Ellen Price, posasse para o escultor, mas isso não foi possível. A escultura que hoje encanta os turistas e habitantes da cidade foi feita de bronze e granito a partir do nu de Eline Eriksen, a esposa do artesão.

Mesmo sendo uma atração turística famosa, ela já sofreu atos de vandalismo. Foi decapitada duas vezes, já perdeu um de seus braços além de ter sido pichada, mas foi restaurada todas as vezes e posta novamente sobre a pedra, à espera de seu príncipe.

Em 2013, a estátua comemorou 100 anos e muitas festividades aconteceram. A cervejaria Carlsberg elaborou um novo sabor em homenagem à ocasião. Batizada de Mermaid Porter, a inspiração para a bebida veio do mar. A edição limitada foi elaborada com 60 ostras e 8 quilos da erva samphire.

Já pensando nas próximas comemorações, uma das garrafas da edição limitada foi guardada para ser servida no aniversário de 200 anos da estátua mais famosa do país.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X