Embaixada da Noruega promove campanha para conscientizar e expandir o conceito de tecnologia verde no Brasil

O país, considerado um dos principais exportadores de petróleo do mundo, é também líder em inovação e vê no Brasil potencial estratégico

A Noruega é referência na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes -foto: Navios de trânsito de maré Ginny Louise e Umoe Firmus- Aian O’neill.

Referência na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias verdes com foco na transição energética, a Noruega busca expandir os valores e iniciativas sustentáveis no Brasil.O país nórdico, que apresenta altos investimentos no setor energético brasileiro, destina 4% desses a energias renováveis. Com o intuito de divulgar seus valores e princípios, a Embaixada da Noruega desenvolveu a websérie “Essências da Noruega”, que estreia o seu segundo episódio na próxima quarta-feira, 1º de junho, com o tema “Tecnologias Verdes”. A websérie pode ser acessada no perfil do Instagram da Embaixada Norueguesa no Brasil através do link.

O episódio será apresentado pela advogada e criadora de conteúdo digital, Paula Borges, que abordará temas como a transição verde, as novas fontes de energia limpa, além dos investimentos da Noruega no Brasil voltados à inovação e às tecnologias verdes. Sobre o tema do segundo episódio, a gaúcha destaca: “É um assunto de suma importância pela magnitude e o impacto que gera na sociedade como um todo. Além da preservação dos recursos naturais e soluções renováveis para o meio ambiente, oferece menos riscos do que a energia nuclear, por exemplo. Dentre inúmeros benefícios, possibilita a criação de novos postos de emprego e investimentos em zonas desfavorecidas”.

A campanha da Embaixada visa divulgar também as ações que o país já implementa no Brasil e na Noruega. Dentre elas destacam-se o incentivo do governo norueguês a empresas produtoras de petróleo e gás para que operem com o menor nível de emissão de CO2 possível e a utilização de veículos elétricos – em 2021, 65% dos veículos vendidos no país foram carros movidos a energia elétrica.

No Brasil, os projetos de inovação implementados pela Noruega resultaram na duplicação do número de empresas norueguesas que trabalham com energias renováveis. Tecnologias como energia eólica offshore, hidrogênio, baterias, veículos elétricos e CCUS são algumas das atividades promovidas pelo país que, segundo a Embaixada, vê a cooperação internacional como uma de suas principais ferramentas. Mais ainda, a Embaixada da Noruega destacou a tendência de crescimento nos investimentos do país em energias renováveis no Brasil, à medida que empresas como Equinor, Scatec Solar, Hydro, Statkraft e Aker Solutions estão cooperando para reduzir emissões e atingir metas climáticas.

Todos os episódios da websérie estarão disponíveis no Instagram da Embaixada da Noruega e tratarão de diferente pilares do país escandinavo: Investimento e Governança; Igualdade de Gênero e Diversidade; Tecnologia & Energia Sustentável; Meio Ambiente & Mudança Climática; Cultura e Hospitalidade.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X