Evento musical traz conscientização sobre a saúde do Oceano

Ocean Alarm acontece nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, das 16 às 17 horas pela plataforma YouTube

O evento musical digital busca promover maior conscientização sobre a sustentabilidade dos oceanos. – foto: divulgação.

Pelo olhar do projeto One Ocean, uma viagem ao redor do planeta a bordo do veleiro Statsraad Lehmkuhl em prol dos oceanos, dois artistas, o norueguês Kenneth Ishak e a brasileira Luiza Lian, dividem o palco virtual para tocar e compartilhar suas preocupações sobre a sustentabilidade dos mares. Durante a apresentação serão exibidos vídeos sobre a expedição e o veleiro e de depoimentos de diplomatas. O evento musical on-line Ocean Alarm é uma colaboração entre o Consulado da Noruega, a Flake Productions e o Flow Creative.

A expedição One Ocean é organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas. Realizada por um veleiro de 108 anos e 98 metros de comprimento, a expedição partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo. Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. 

Ao aportar no Pier Mauá, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, na manhã do próximo dia 23 de fevereiro, o navio-escola norueguês dará início à etapa brasileira da expedição One Ocean, que ficará no país até 26 de fevereiro. “O Brasil e o Rio de Janeiro são parceiros estratégicos e de longa data da Noruega em diversas áreas que perpassam o tema dos oceanos, como ciência, negócios e meio ambiente”, conta Marianne Fosland, cônsul-geral do país nórdico no Rio de Janeiro.

A programação da expedição One Ocean no Brasil inclui reuniões e eventos políticos, culturais e científicos. No dia 24 de fevereiro, o navio-escola sediará o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro com representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras.

“A chegada ao Brasil do veleiro Statsraad Lehmkuhl e da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, está alinhada com um dos lemas da nossa cooperação bilateral: oceano azul, futuro verde”, explica Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil. 

Parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição norueguesa tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global.

Acesse o evento no link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCFK8iw3ju_xP0Hv2Xpr3ROA

Mais detalhes sobre a Expedição One Ocean estão disponíveis em: 

www.oneoceanexpedition.com  (vídeo traduzido)

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X