Expedição norueguesa em prol dos oceanos sustentáveis chega ao Rio de Janeiro

O veleiro Statsraad Lehmkuhl atracou no Píer Mauá, próximo ao Museu do Amanhã, e sediará o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro. Confira no site: https://bureaumundo.com/one-ocean-expedition/ 

O veleiro Statsraad Lehmkuhl atracou no Píer Mauá, próximo ao Museu do Amanhã. – foto: Vitor Marigo/ Consulado Geral da Noruega

Ao som do canto típico da tripulação e sob o céu azul do Rio de Janeiro, chegou ao Píer Mauá o navio-escola norueguês Statsraad Lehmkuhl, às 9h52, do dia 23 de fevereiro. A chegada dá início à etapa brasileira da expedição One Ocean, que ficará no país até 26 de fevereiro. 

Embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud (direita) e cônsul-geral do país Marianne Fosland (esquerda) na chegada da expedição norueguesa ao Rio de Janeiro – foto: Vitor Marigo/ Consulado Geral da Noruega

O veleiro foi recepcionado pelo embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, a  cônsul-geral do país Marianne Fosland, além da Marinha Brasileira. A expedição One Ocean é uma viagem ao redor do planeta organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas.

A expedição faz parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global. “Todos compartilhamos o mesmo oceano e dependemos dele para nossa alimentação, nossa prosperidade, nossa saúde e para o futuro de nossas comunidades costeiras ”, afirmou Marianne Fosland, cônsul geral norueguesa.

Embaixador e cônsul-geral noruegueses junta à tripulação do veleiro Statsraad Lehmkuhl – foto: Vitor Marigo/ Consulado Geral da Noruega

Realizada pelo veleiro Statsraad Lehmkuhl, de 98 metros de comprimento, a expedição partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo. Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. O Statsraad Lehmkuhl, que tem 108 anos de idade, foi reformado e equipado com tecnologia de última geração para coletar dados sobre física, química e biologia dos oceanos ao longo da viagem.

Além disso, o veleiro atua como uma universidade flutuante, recebendo equipes de estudantes e jovens líderes nas diferentes etapas da viagem. Também realiza conferências, seminários e outros eventos a bordo durante as paradas nos portos e disponibiliza acesso em tempo real a dados, vídeos e histórias da expedição para inspirar jovens, cientistas e cidadãos a engajar-se em prol de ações de desenvolvimento sustentável com base nos oceanos.

A programação da expedição One Ocean no Brasil inclui reuniões e eventos políticos, culturais e científicos. No dia 24 de fevereiro, o navio-escola sediará o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro com representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras. 

“Ambos os nossos países são grandes estados oceânicos. A Noruega e o Brasil dependem de indústrias oceânicas sustentáveis ​​para nossa prosperidade, nossa saúde e para o futuro de nossas comunidades costeiras. E sabemos que o oceano pode nos dar mais recursos e serviços – se for administrado com cuidado e de forma sustentável”, ressaltou Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil.

Para familiarizar o público brasileiro com a expedição One Ocean, há também um vídeo do evento musical on-line Ocean Alarm, com a apresentação do músico norueguês Kenneth Ishak e da brasileira Luiza Lian e imagens da expedição e o veleiro e de depoimentos de diplomatas sobre a sustentabilidade dos oceanos. A gravação ficará disponível até 10 de março,no YouTube.

“Esperamos que a visita do escola-navio Statsraad Lehmkuhl contribua para conscientizar e engajar o Brasil nas áreas de combate à pesca excessiva e poluição marinha, para motivar o Brasil para se tornar um membro do Painel de alto nível dos oceanos sustentáveis. E também mostrar que a Noruega é um parceiro relevante na área do mar e na transição às práticas mais sustentáveis – ou seja, uma transição verde – em relação ao setor de energia”, ressaltou a cônsul-geral norueguesa.

Para mais informações sobre a Expedição One Ocean no Brasil acesse: https://bureaumundo.com/one-ocean-expedition/ 

Mais detalhes sobre a Expedição One Ocean estão disponíveis em: www.oneoceanexpedition.com (vídeo traduzido)

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X