GRULAC dá início à sua agenda do segundo semestre de 2022

O Grupo da América Latina e do Caribe no Brasil realizará diversos eventos culturais e diplomáticos, sob a coordenação pro tempore da Embaixadora Barbadiana Tonika Sealy-Thompson

Grupo reunido
Parte dos representantes do GRULAC ao lado da Embaixadora Tonika SealyThompson, na Embaixada de Barbados, em Brasília. Foto divulgação.

O GRULAC (Group of Latin America and the Caribbean) deu início oficial à sua agenda para o 2º semestre de 2022. Entre as ações previstas está a realização do Festival de Cinema GRULAC, entre os dias 4 e 14 de agosto, que celebrará os 200 anos da independência do Brasil e a Ibero-América, com o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e das Embaixadas da Espanha e de Portugal. A iniciativa será liderada por Barbados – responsável pela coordenação temporária do grupo, representado por sua Embaixadora no Brasil, Tonika Sealy-Thompson –, em conjunto com os representantes de Argentina e Colômbia.

Também estão nos planos do GRULAC realizar reuniões com os demais grupos geopolíticos em Brasília. “É uma honra, e também uma certa ousadia, uma pequena embaixada como a nossa assumir a liderança do GRULAC. Trata-se de uma oportunidade única de destacar o Caribe no grupo, que infelizmente ainda é pouco conhecido”, armou a Embaixadora. Seu objetivo é continuar com o espírito de colaboração local e internacional promovido pelo presidente anterior do grupo, o ex-Embaixador da Argentina Daniel Scioli.

A Embaixadora também pretende tornar mais conhecido seu país, a mais recente república do mundo – até o nal de 2021, a Chefe de Estado dessa pequena ilha situada no mar do Caribe era a rainha Elizabeth II, do Reino Unido. “Barbados trocou essa reputação de pertencer apenas a uma cultura anglo-saxônica para investir num futuro multicultural, acolhedor e igualitário. Por isso, vou buscar operar com uma orientação educativa com base em nossos eventos”, declarou.

A presidência do GRULAC é exercida temporariamente (pro tempore) por cada país-membro, por ordem alfabética, em um sistema de rotação de 6 meses. Assim, Barbados sucedeu a Argentina, e o próximo país a assumir a liderança do grupo, em janeiro de 2023, será a Bolívia.

O primeiro encontro do GRULAC no 2º semestre de 2022 aconteceu no dia 1º de julho, na Embaixada de Barbados, em Brasília, e reuniu Embaixadores de 16 dos 21 países do grupo que têm representações diplomáticas na capital do Brasil: Bolívia, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago e Uruguai.

Sobre Tonika Sealy-Thompson
Embaixadora de Barbados no Brasil, tem mais de quinze anos de experiência profissional em comércio, exportação e desenvolvimento cultural no Caribe de língua inglesa, francesa e espanhola. Além de ter trabalhado vários anos na vanguarda de novas áreas de desenvolvimento econômico em Barbados e no Caribe, inclusive como líder de equipe na Barbados Coalition of Service Industries, especialista do setor de serviços na Caribbean Export e diretora de exportações de serviços indígenas da Invest Barbados, foi diretora de festivais e coordenadora artística de eventos culturais internacionais em Bruxelas, Cabo Verde e Barbados. Em 2018, recebeu o Prêmio Michael Manseld-Randy Sweringen de Justiça Social e Excelência Artística na Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA), onde foi Regent’s Fellow e Fellow do Latinx Policy Research Centre.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X