Iniciativa de Mônaco e Movimento Greenk arrecada quase 3 toneladas de lixo eletrônico em São Paulo

A iniciativa do Turismo de Mônaco e do Movimento Greenk, que implantou coletores de lixo eletrônico (e-lixo) em São Paulo, já está gerando resultados importantes para o meio ambiente. Em menos de quatro meses, foram arrecadados 2.738 Kg de e-lixo. Desta forma, 935 Kg de CO2 deixaram de ser emitidos e 9.403 kW/h de energia foram economizados.

No primeiro semestre de 2018, foram instalados os primeiros 15 pontos públicos de coleta de lixo eletrônico em parques e prédios públicos na cidade de São Paulo. O engajamento da população paulistana foi tão alto que, desde que foram implantados, já foram realizadas 28 coletas. O ponto do Parque Ibirapuera é o mais ativo e já foi esvaziado seis vezes, arrecadando mais de 700 Kgs, seguido do Parque da Aclimação, com 600 Kgs.

Os coletores recebem diversos tipos de lixo eletrônico, como computadores (notebooks e CPUs), impressoras, celulares, tablets, monitores, acessórios, cabos e equipamentos eletroeletrônicos de pequeno porte. O e-lixo é recolhido e transportado por empresas certificadas e homologadas pela GREEN Eletron. Os equipamentos que ainda estão em condições de uso são remanufaturados e doados para escolas públicas. Já os produtos e peças que estão fora de uso seguem para uma empresa ambiental que irá desmontá-los, de forma que os diferentes materiais sejam reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima.

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, foi criada visando facilitar e incentivar o descarte correto de e-lixo na cidade de São Paulo (e no Brasil), além de conscientizar a população sobre a importância de se desfazer de materiais eletrônicos minimizando danos ao meio ambiente. O Principado de Mônaco apoiou a iniciativa dado que o governo, empresas e instituições monegascas e até mesmo a própria população estão engajados em prol de um futuro melhor para o planeta. Eles estão envolvidos em projetos que vão desde incentivos para utilização de veículos mais sustentáveis à valorização da gastronomia orgânica, utilização de energias limpas, proteção dos oceanos, entre muitos outros exemplos. O descarte correto de lixo eletrônico é uma questão fundamental e por isso o governo decidiu apoiar um projeto com uma causa ambiental tão importante na cidade de São Paulo.

Os pontos de coletas estão localizados nos seguintes locais:

1) Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3
2) Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949
3) Parque Prefeito Mario Covas – Avenida Paulista, 1853
4) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n
5) Parque do Chuvisco – Rua Ipiranga, 792 – Jd. Aeroporto
6) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n
7) Parque Buenos Aires – Av Angélica, 1.500
8) Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420
9) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119
10) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200
11) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515
12) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera
13) Parque Vila Guilherme /Trote – Rua São Quirino, 905
14) Sede da Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – Centro
15) Prédio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – Rua do Paraíso, 387

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse www.greenk.com.br/pontos-coleta-saopaulo.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X