Mônaco investe na gastronomia orgânica

A gastronomia é uma experiência à parte em Mônaco. Combinando restaurantes estrelados, cozinhas internacionais e quitutes próprios, o principado oferece deliciosos roteiros gastronômicos obrigatórios aos viajantes. Os alimentos orgânicos e refeições saudáveis, inclusive, estão marcando uma presença cada vez maior nos estabelecimentos monegascos. O Elsa, por exemplo, é o primeiro restaurante 100% orgânico a ganhar uma estrela Michelin, cuja filosofia culinária celebra o essencial e a simplicidade. Localizado dentro do hotel Monte-Carlo Beach, o local conseguiu tal reconhecimento depois de uma pesquisa extensa sobre os melhores ingredientes orgânicos, que resultou em uma parceria com 15 produtores locais, e seu processo delicado de cozimento. O que originou-se daí foi uma gastronomia saudável, colorida e que respeita os ciclos da natureza. O menu é composto de excelentes azeites de oliva, pães de farinha orgânica preparados no local duas vezes ao dia, carne branca, aves e cordeiro de fazendas orgânicas, além de peixes, vegetais frescos e frutas sazonais. Até mesmo os vinhos que harmonizam com os deliciosos pratos da casa são orgânicos.

O chef Paolo Sari, que comanda a cozinha do Elsa, é um grande incentivador da gastronomia orgânica. Rigoroso ao selecionar seus ingredientes, faz questão de saber a origem de cada um, oferecendo uma cozinha transparente ao público. Ele foi o responsável pela organização do Festival Orgânico de Mônaco, cuja segunda edição ocorreu em outubro de 2017. Durante os quatro dias de evento, o público foi convidado a descobrir novos produtos e práticas ecológicas, participando de um mercado orgânico de produtores locais, competição de inovações ecológicas, demonstrações e jantares de gala. O evento também envolveu as crianças monegascas, que cozinharam ao lado de chefs do principado e participaram de concursos culinários e competições esportivas.

Outra empresa que vem ajudando a desenvolver a cena dos orgânicos no principado é a Terre de Monaco. A start-up, criada pela empreendedora Jessica Sbaraglia, desenvolve hortas orgânicas nos tetos, sacadas e terraços dos imóveis do principado. O serviço é oferecido tanto para pessoas físicas quanto hotéis, restaurantes e outras organizações. Foram tantas adesões que Mônaco é hoje um dos maiores empreendimentos agrícolas urbanos privados do mundo e muitos restaurantes já utilizam ingredientes desses jardins orgânicos em seus cardápios, como o Blue Bay, restaurante estrelado do hotel Monte-Carlo Bay.

Há vários outros restaurantes que têm uma proposta de comida saudável no Principado. O Eqvita, que tem o tenista Novak Djokovic como um dos sócios, oferece um menu praticamente vegano, com exceção dos ovos orgânicos servidos no café da manhã, sem glutén, lactose nem açúcar refinado. O local promove a conexão com o que é bom, com a natureza, com nossos corpos e com as outras pessoas e acredita no poder dos ingredientes naturais para energizar e fortalecer. O menu sazonal é composto de ingredientes locais frescos e muitos produtos são feitos na casa, como os pães, compotas, chutneys, molhos, leites e queijos veganos. Já o Organic Detox Bar é especializado em sucos funcionais que ajudam diversas funções do corpo e oferece programas detox para purificar o organismo. O L’Inattendu e o Eat Juice são outros exemplos que oferecem raw food, comidas orgânicas e menus veganos. Para quem gosta de cerveja, a Brasserie de Mônaco é uma cervejaria que produz as bebidas com ingredientes orgânicos e é excelente para um happy hour.

A cena orgânica de Mônaco não para de crescer. Há cada vez mais restaurantes e eventos relacionados à causa no principado. Além de oferecer uma comida mais saudável, a experiência é deliciosa e permite uma conexão maior com a natureza e seus ciclos.

 

Para saber mais sobre o destino, acesse www.visitemonaco.com.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X