Mônaco: turismo responsável no segmento MICE

Crédito: © JC VINAJ 

Para empresas que procuram um destino responsável para a próxima campanha de incentivo, de fácil logística, seguro e com excelência em serviços, Mônaco é uma excelente opção. O Príncipe Rainier III deixou Mônaco na linha de frente dos países com consciência ambiental e tornou o principado um dos países da Europa mais sensíveis em relação aos problemas ambientais. O Principado de Mônaco é uma das primeiras nações da Europa a adotar uma atitude mais consciente com a preservação e proteção do meio ambiente, além de se engajar em causas sociais em diferentes partes do mundo. Confira abaixo ações responsáveis existentes no principado:

Grimaldi Forum

Para empresas que buscam um espaço de eventos que comporte até 3 mil pessoas, o principal Centro de Convenções de Mônaco, Grimaldi Forum, está pronto para oferecer a melhor solução e experiência para os participantes. Certificado pela ISSO 140001, o local possui painéis fotovoltaicos no telhado, gerando energia que poderia abastecer até 130 casas. Além disso, quando um participante apresenta sua credencial de participação em um evento no Grimaldi Forum ele não precisa pagar a tarifa no ônibus público.

Deslocamento sustentável

Quase todos os principais hotéis de Mônaco estão a apenas 5 minutos a pé do Centro de Convenções Grimaldi Forum. É possível se deslocar por todo o principado caminhando, de transporte público ou utilizando um serviço de compartilhamento de bicicletas elétricas. O governo lançou tarifas de ônibus acessíveis para diminuir o uso do transporte individual, ônibus noturnos nos fins de semana e um barco elétrico que atravessa o Port Hercule. Há também um ônibus turístico e um trenzinho que passam pelos principais pontos turísticos do principado, que facilitam a logística para um grupo de incentivo ou evento.

Hotelaria consciente

O governo investe em iniciativas responsáveis e incentiva os hotéis a adotarem medidas responsáveis e socioambientais. Além de criar campanhas de conscientização, promovendo e patrocinando projetos com foco na proteção do meio ambiente e o desenvolvimento de sociedades marginalizadas.

Por exemplo, o hotel Metropole Monte-Carlo introduziu suas políticas ambientais, chamadas de Green Attitude, por meio de ações como o monitoramento do consumo de água e energia, diminuição da quantidade de lixo produzido, priorizam produtos e fornecedores verdes além de treinar seus funcionários nas boas práticas. O hotel também mobiliza seus hóspedes na causa, oferecendo o programa Act Green para encorajá-los a reduzir o impacto ambiental durante a estadia e recomendando o informativo Green Chic Traveller com dicas e opções ecologicamente corretas para a viagem.

A Monte-Carlo Societé des Bains de Mer definiu cartas ambientais para reduzir o consumo de água e diminuir o CO2. Optou por transportes menos poluentes, compra de empresas responsáveis e madeira certificada, separam e reciclam lixo, constroem e renovam de forma responsável, usam produtos orgânicos, etc.

O Fairmont Monte-Carlo oferece o programa Eco-Meet, uma alternativa verde para eventos e conferências, com uma estrutura para reuniões que encoraja a redução de resíduos e promove a consciência ambiental.

O Columbus Hotel é pioneiro em triagem e reciclagem de resíduos e tem comprometimento de longa data com o desenvolvimento sustentável na área de gestão de resíduos.

O Le Meridien oferece aos hóspedes a opção de não trocar seus lençóis e toalhas por vários dias. As TVs não são mais ligadas antes da chegada do hóspede e as lâmpadas de baixo consumo substituíram outras ineficientes para reduzir o consumo de energia.

Ar e água

Mônaco monitora a qualidade do ar e de suas águas. Há 20 anos foi instalada uma rede de controle de qualidade do ar com seis estações de monitoramento. Fazendo essa medição contínua, é possível emitir avisos de poluição e verificar a qualidade do ar a longo prazo. O resultado é comunicado ao público por telas localizadas na entrada do principado. O monitoramento da qualidade física e química de suas águas costeiras é feita por meio de medições repetidas de todos os componentes do ambiente marinho (massas de água, sedimentos e organismos vivos). Assim como monitora os efeitos de eventos naturais ou atividades artificiais que podem afetar a qualidade da água.

Terre de Monaco

Uma ideia é levar o grupo para conhecer a start-up Terre de Monaco, empresa relacionada à indústria de alimentação e hospitalidade que está ajudando no desenvolvimento da cena orgânica no país. Criou um oásis verde nos tetos, sacadas e terraços dos imóveis do principado e via plataforma crowdfunding conseguiu financiar seu projeto. A primeira horta orgânica foi criada nos jardins da Fundação Albert II. Em 30m2 foram plantados frutos e espécies regionais, como oliveiras, laranjeiras e violetas. Os fundadores aprimoraram o negócio e passaram a desenhar hortas sob medida para áreas pequenas. O serviço é oferecido para pessoas físicas, bem como hotéis, restaurantes e outras organizações. A start-up trabalha com diversas escolas do principado. As hortas são criadas respeitando os princípios da agricultura orgânica e permacultura e os produtos colhidos são destinados para consumo local de pessoas, restaurantes, mercados, etc.

Museu Oceanográfico

O Principado de Mônaco se destaca pelo comprometimento com a proteção e preservação do ambiente marinho. Construído à beira do rochedo de Mônaco, o Museu Oceanográfico foi inaugurado em 1920 e desde o princípio se dedica à preservação do ambiente marinho. O museu tem uma área de 6.500 m2 onde estão reunidas mais de 6.000 espécimes. Além dos aquários que reproduzem o ambiente tropical e o mediterrâneo, o museu conta com salas dedicadas a curiosidades do mundo marinho, maquetes, esqueletos de mamíferos, fotografias e outros objetos. Há ainda, dentro de suas dependências, o Centro de Resgate Monegasco de Espécies Marinhas (CMSEM). O trabalho do centro consiste em resgatar tartarugas e outros animais que estão feridos e tratá-los e reabilitá-los até que possam retornar ao seu habitat natural. Enquanto estão no museu, os comportamentos dos animais são estudados pelos cientistas, que coletam informações importantes sobre eles.

O local possui uma sala que comporta até 500 pax e um rooftop com uma vista magnífica para o Mediterrâneo.

Há ainda outras ações no principado relacionadas ao tema, por exemplo a Monaco Ocean Week. A semana teve temáticas voltadas para a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento de uma economia azul. O evento reúne stakeholders locais e internacionais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil focados em uma causa: a proteção dos oceanos e seu papel decisivo no equilíbrio climático e para a vida dos habitantes de todo o planeta.

Para saber mais sobre o destino, acesse cvb.visitmonaco.com.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X