Noruega implementa Lei de Transparência para promover diretrizes internacionais de direitos humanos em empresas

A nova lei visa fornecer um padrão comum e reforçar as obrigações legais para que as empresas de bens e serviços dentro ou fora da Noruega cumpram as regulamentações relativas aos direitos humanos e às condições de trabalho dignas

Storting – prédio do Parlamento Norueguês – foto: divulgação

Aprovada pelo parlamento norueguês em junho de 2021, a Lei de Transparência (Transparency Act) entrará em vigor no próximo dia 1º de julho de 2022, sexta-feira. A medida é voltada à promoção e salvaguarda de direitos humanos fundamentais e condições de trabalho decentes em empresas de bens e serviços norueguesas que atuam dentro e fora do país.

A lei está ancorada em uma série de obrigações internacionais, como os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGP), as Diretrizes da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para empresas multinacionais, bem como as metas de sustentabilidade da ONU. A nova lei também visa garantir o acesso do público em geral a informações sobre como as empresas lidam com consequências negativas aos direitos humanos fundamentais e às condições de trabalho.

A legislação, que será implementada no próximo mês, vem ao encontro dos princípios de governança da Noruega. Segundo a Embaixada norueguesa no Brasil, a transparência, a confiança e o engajamento cívico são fatores fundamentais na sociedade do país. Em pesquisa divulgada em 2021 pela OCDE, 77% da população norueguesa considerou o governo do país confiável, índice que se mantém elevado desde os anos de 1960.

De acordo com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país é detentor do maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo – posição que ocupa desde o ano 2000. Acerca da relação entre as práticas do governo norueguês e o desenvolvimento da sociedade do país, o professor e influenciador Mauro Calil destacou: “Práticas de governança como transparência, igualdade e equidade de oportunidades andam de mãos dadas. Uma causa a outra, que fortalece a primeira e cria-se um círculo virtuoso onde ganha toda sociedade assim como os governantes”. O professor apresenta o quarto episódio da websérie “Essências da Noruega”, campanha promovida no Instagram da Embaixada da Noruega do Brasil, que trata dos pilares do país escandinavo.

Além da Lei de Transparência, o novo episódio – que tem estreia no dia 30 de junho – também tratará dos princípios de governança do país, dos investimentos realizados pela Noruega no Brasil (maior mercado de exportações do país fora da Europa) e das diferentes iniciativas propostas para promover a confiança e a credibilidade do governo norueguês. Os episódios anteriores sobre Igualdade de Gênero e Diversidade, Tecnologia & Energia Sustentável e Cultura e Hospitalidade também podem ser conferidos no Instagram da Embaixada da Noruega no Brasil através do link.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X