Noruega: o que você sabe sobre os vikings?

Crédito: Terje Rakke-Nordic life – Visitnorway.com
Crédito: Terje Rakke-Nordic life – Visitnorway.com

O que você lembra quando pensa nos vikings? Guerreiros com característicos capacetes com chifres, machados de ferro e os famosos barcos compridos, de ponta curva e ornamentada?

Os vikings eram piratas que navegavam ao longo da costa europeia. A fama de guerreiros impiedosos não é inteiramente justa. Eles também eram habilidosos comerciantes, administradores e ótimos artesãos em metal e madeira, produzindo jóias e artefatos que existem até hoje. Foram também um dos melhores contadores de história de toda a Europa, e as sagas nórdicas continuam encantando muitas pessoas nos dias atuais.

Os vikings eram exímios navegadores, que se embrenhavam na enorme costa de fiordes noruegueses e outros locais na Europa. Os barcos eram estreitos e leves, feitos de madeira e cujo casco era projetado para uma navegação rápida e fácil em águas rasas. Uma curiosidade é que como a embarcação tinha duas pontas, não era necessário virar o barco para navegar na direção contrária, o que configurava um grande vantagem quando o mar em que se estava era cheio de icebergs e pedaços de gelo. Os remos estavam alocados em quase toda a extensão do barco, e algumas versões dos barcos combinavam a força da remada com a vela.

E com todos esses elementos combinados os vikings saíam em viagens de descobertas, comércio e invasões oportunistas de vilas e povoados da Europa, sendo que suas atividades foram iniciadas no final do século VIII. Famosos por sua coragem, os vikings tinham um senso de humor sombrio e uma resistência enorme em batalhas e pioneirismo em viagens marítimas em terras distantes.

Para conhecer um pouco mais dessa fascinante cultura que se mantém até os dias atuais, conheça as experiências vikings na própria Noruega. Visite o The Viking Ship Museum, na cidade de Oslo, que guarda, entre seus tesouros, os dois mais preservados barcos vikings do mundo, além de outras ferramentas e utensílios. Há também um mercado que acontece todos os anos na vila de Gudvangen, chamado Viking Valley Market, onde você pode observar a produção de artesanatos tradicionais, provar a culinária viking, dar uma olhada nas barracas ou até remar uma réplica de uma embarcação.

Para saber mais sobre o destino, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X