Noruega pretende liderar iniciativa climática internacional em países em desenvolvimento

No Brasil, o país nórdico já investe em energias renováveis e na preservação dos ecossistemas nacionais

Em território brasileiro, o investimento norueguês em energias renováveis representa 4% do total
investido no setor energético – Aian O’neill.

Com o intuito de conciliar o desenvolvimento e as políticas climáticas que priorizam a preservação de ecossistemas, o governo norueguês ambiciona assumir a liderança internacional no investimento e desenvolvimento de energia renovável e tecnologia climática em países com economias emergentes.

Segundo a Embaixada da Noruega no Brasil, o país nórdico, que pretende liderar as ações climáticas internacionais em prol da sustentabilidade, já realiza ações no Brasil e em outros países que visam o desenvolvimento de tecnologia para captura e armazenamento de carbono e de fontes de energia renovável, a promoção da “navegação verde” e ações que visam oceanos mundiais mais sustentáveis.

Em território brasileiro, o investimento norueguês em energias renováveis representa 4% do total investido no setor energético, uma tendência que, de acordo com a Embaixada, tende a aumentar nos próximos anos. Mais ainda, os projetos voltados à inovação levaram à duplicação do número de empresas norueguesas no Brasil que trabalham com energias renováveis, segundo o Relatório de Investimentos noruegueses no Brasil, publicado em 2021. Outra área de atuação do país nórdico é no apoio a projetos de associações indígenas e organizações indigenistas que visam sobretudo a conservação das florestas nativas e o investimento em inovação e pesquisa.

A Noruega posiciona-se em um momento de transição verde, no qual se, por um lado, ainda tem grande produção de petróleo e gás natural, por outro, está em constante busca por alternativas mais sustentáveis e limpas. No país, 80% das emissões domésticas estão sujeitas a um preço sobre o carbono e uma das metas relativas à proteção do meio ambiente até 2030 é a de redução de 55% das emissões de carbono, em comparação ao ano de 1990. “A Noruega é um exemplo na área da sustentabilidade. Para além de um discurso, o país está mostrando que é possível ter práticas mais sustentáveis e é uma inspiração para diversos países, inclusive o Brasil”, destacou a ativista ambiental e médica, Karina Oliani. A ativista apresenta o quinto episódio da websérie “Essências da Noruega”, campanha promovida no Instagram da Embaixada da Noruega do Brasil, que trata dos pilares do país escandinavo.

O novo episódio -que tem estreia no dia 15 de julho – discute as diferentes iniciativas sustentáveis implementadas pela Noruega, no próprio território e no Brasil, um parceiro, considerado pela Embaixada, estratégico na conservação dos ecossistemas do planeta. Os episódios anteriores sobre Governança, Igualdade de Gênero e Diversidade, Tecnologia & Energia Sustentável e Cultura e Hospitalidade também podem ser conferidos no Instagram da Embaixada da Noruega no Brasil através do link.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X