O que são fiordes e porque você deve visitá-los?

Noruega

É na Noruega que se encontra a maior concentração de fiordes do mundo, fazendo jus ao apelido de país dos fiordes. Mas o que são fiordes, afinal? Esta palavra é responsável por nomear uma das formações naturais mais bonitas do mundo. Os fiordes nascem partir do recuo das geleiras, fazendo com que a água do mar adentre os vales em formato de “U”.

A Corrente do Golfo é a responsável pelo clima ameno e quase sem gelo dos fiordes, concentrando uma diversidade de peixes, focas e golfinhos pelas águas enquanto nos céus, águias e outros tipos de pássaros sobrevoam o país.

Entre eles, o Sognefjord é o mais profundo, alcançando 1.308 metros abaixo do nível do mar, tornando-se propício para que grandes navios naveguem em seu curso. Além disso, é na região do fiorde Sogne que estão cinco das 28 igrejas de madeira intactas que ainda existem na Noruega desde o século XII. A mais antiga delas é a Igreja de Madeira de Urnes, que foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

A flora magestosa que se destaca ao longo da maior parte dos fiordes nasce de um solo fértil, podendo ser uma terra cultivada por milhares de anos, garantindo paisagens espetaculares a quem de aventura pelas belezas naturais norueguesas.

Duas joias que se destacam na lista de patimônios da UNESCO são Nærøyfjord e Geirangerfjord. O primeiro, com montanhas que chegam aos 1.800 metros e o segundo, conhecido pelas suas belas quedas d’água, incluindo a mais famosa delas, a Sete Irmãs. É possível, também, embarcar no cruzeiro Hurtigruten e apreciar as belezas do Geirangerfjord pelas águas.

 

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X