Os intocados fiordes noruegueses

Crédito: Håvard Myklebust – Visitnorway.com
Crédito: Håvard Myklebust – Visitnorway.com

A Noruega tam a maior concentração de fiordes do planeta, fazendo com que a região seja comumente chamada de Fjord Norway. Os fiordes noruegueses,  um dos destinos mais intocados do mundo, foram escavados durante sucessivas eras glaciais, pelo gelo, rochas e pedras. Essas obras de arte formadas exclusivamente pela natureza surgiram com o recuo das geleiras e a consequente inundação da água do mar nos vales. O resultado é uma paisagem deslumbrante e gigantesca, que precisa ser conferida com os próprios olhos.

O clima é sempre ameno, que resulta da corrente do Golfe e correntes de ar, e permanece praticamente sem a presença de neve. As águas salgadas abrigam uma animada vida marinha, como focas e golfinhos, enquanto as águias e outras aves voam no céu. As margens costumam ter uma flora exuberante e um sólo bastante fértil, alguns já foram cultivados e outros estão repletos de árvores que desabrocham suas flores na primavera, proporcionando uma beleza aos olhos surreal.

Os fiordes são em sua maioria bem profundos. O Sognefjord, por exemplo, desce mais de 1300 metros abaixo do mar. E é justamente essa característica que permite a navegação de navios de grande porte. Dois deles, inclusive, são classificados como Patrimônios Mundiais da UNESCO, o Geirangerfjord, conhecido por suas magníficas cachoeiras, e o Nærøyfjord, cujas montanhas alcançam até 1800 metros acima de suas águas tranquilas.

Velejar nos fiordes é uma experiência que poucos lugares oferecem. O barco vai deslizando pelas águas desse cenário magestoso, enquanto você vai sentindo a atmosfera local, observando os íngremes penhascos que despontam em cada lado, e ainda avista belas cachoeiras caindo pelas rochas e pequenas aldeias pelo caminho.

Venha conhecer os surpreendentes fiordes noruegueses, faça uma caminhada nas montanhas e, para finalizar o dia perfeito, encontre um restaurante servindo uma deliciosa comida local

 

Para mais informações sobre o destino, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X