Os restaurantes premiados da Noruega

NoruegamaeemaCrédito: Visit Norway

Que a natureza é uma das grandes características da Noruega, não é novidade para ninguém, e nela, está presente grande parte dos ingredientes que estrelam os pratos dos restaurantes do país.

Famosa pela simplicidade, a culinária norueguesa combina frutos do mar com elementos produzidos na própria região. Os chefs de cozinha conseguiram elevar os padrões dos restaurantes com uma gastronomia moderna com base em produtos tradicionais.Com isso, alguns restaurantes foram premiados, mais uma vez, pelo prestigiado Guia Michelin no ano de 2017. Como é o caso do Maaemo, comandado pelo jovem chef Esben Holmboe Bang, premiado com todas as três estrelas Michelin possíveis. Situado na capital Oslo, o local usa da criatividade do chef com pratos sazonais e frescos. Com cardápios ditados pelas estações do ano, o Chef Esben busca nas florestas e hortas da Noruega, elementos que possa incrementar seus pratos, como ervas e frutas silvestres.

O cardápio segue com um menu degustação que pode chegar a até 20 pratos, de pequenas porções, com carne, aves, vegetais, ervas e frutos do mar.

Localizado em um prédio do século XVII, no bairro Kvadraturen na área central de Oslo, o restaurante Statholdergaarden, do chef Bernt Stiansen, também foi premiado com uma estrela no famoso guia. Apresentando receitas tradicionais norueguesas, o uso de iguarias locais em todos os pratos traz um tempero ainda mais especial para o lugar.

Único restaurante que oferece pratos internacionais com uma estrela no Guia Michelin da Noruega, o restaurante Sabi Omakase está situado em Stavanger e apresenta um estilo diferente de sushi, chamado de Edomae. Trata-se de uma forma mais nobre de se apresentar um sushi, explorando a simplicidade, sabor e textura do peixe.

O primeiro restaurante fora de Oslo que alcançou em 2016, uma estrela no renomado Guia, o restaurante Re-naa também foi contemplado com uma estrela no ano de 2017. Oferecendo um ambiente elegante, o chef Sven Erik Renaa criou um novo conceito de restaurante para apenas 22 clientes, em uma sala mais íntima, onde os consumidores acompanham e interagem com o chef enquanto ele faz o preparo dos pratos.

O restaurante Kontrast também recebeu o prêmio de uma estrela no Guia Michelin, mas no ano de 2016. Estabelecido em Oslo, no bairro de Vulkan, tem o objetivo de apresentar os melhores ingredientes locais e no auge de sua temporada, dando o crédito para os agricultores que os produzem. Criando novos pratos a cada dia, o chef Mikael Svensson apresenta seus pratos em pequenas porções, no estilo cozinha aberta.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X