Iniciativa criada para dar visibilidade a negócios de impacto desenvolvidos no Brasil abrirá inscrições para 2022; lançamento acontecerá no dia 4 de maio, às 10h30, no Impact Hub Brasilia, com transmissão simultânea no impactospositivos.com/eventos
Ser uma vitrine de iniciativas que estão direta e indiretamente participando da transformação e do fomento do ecossistema de impacto no Brasil. Essa é a proposta do Prêmio Impactos Positivos, conhecido como o “Oscar do Bem”, que desde 2020 reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. “Acredito que a essência de inovar é ilustrada pela habilidade de focar em soluções para o problema ou desafio que for.
Em 2020, em pleno auge da pandemia, quando criamos a plataforma Impactos Positivos, nosso principal objetivo era dar visibilidade às iniciativas que estavam impactando positivamente o nosso Brasil”, conta Gisele Abrahão, idealizadora do prêmio. “A premiação foi um grande sucesso, e a segunda edição, em 2021, foi ainda maior, o que nos animou a dar um passo adiante e evoluir de forma bem significativa, agregando instituições de peso à nossa rede de parceiros este ano”, completa.
Uma das principais evoluções foi o estabelecimento de uma parceira institucional com a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto). Articulação de 26 instituições da esfera pública, privada e da sociedade civil, a Enimpacto trabalha pelo desenvolvimento do ecossistema de impacto no Brasil, com o objetivo de promover soluções socioambientais aos problemas e desafios do país. “É parte de nossa missão trabalhar pela inclusão de milhões de pessoas no processo de geração de uma nova economia e promover um modelo de desenvolvimento mais equitativo”, destaca Lucas Ramalho, coordenador da Enimpacto. Também são apoiadores do prêmio as organizações Assis e Mendes, Capitalismo Consciente, Cuidadoria, Gonew.co, Humanizadas e Instituto da Transformação Digital.
Essa e outras novidades serão anunciadas no dia 4 de maio, às 10 horas, no Impact Hub Brasília, no lançamento da edição 2022 do Prêmio Impactos Positivos. O evento, que será conduzido por Gisele, contará com apresentações de Lucas Ramalho, Daniela Garcia (Capitalismo Consciente), Philipe Figueiredo (Sebrae) e Deise Nicoleto (Impact Hub Brasília), além da participação especial do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Após o anúncio oficial, a plataforma do prêmio ficará aberta até o dia 31 de agosto para receber as inscrições nas categorias negócios de impacto (empresas) e ecossistema de impacto (organizações, setor público, comunidades e outros stakeholders) e as indicações dos homenageados (cidadão, instituição e comunicador de impacto). A fase de votação tem início em 5 de setembro. Os vencedores em cada categoria e todos os homenageados serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 24 de novembro.
Mais detalhes sobre a plataforma e o Prêmio Impactos Positivos estão disponíveis em: impactospositivos.com