Principado de Mônaco lança seu primeiro satélite

Inauguração OSM (Orbital Solutions Monaco) com a participação do Príncipe Albert II de Mônaco

O primeiro nanossatélite produzido no Principado de Mônaco, OSM-1 CICERO, foi colocado com sucesso em uma órbita polar a 530 Km de altitude pelo lançador Vega (VV16), da empresa Arianespace. Ele foi lançado do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa) em 2 de setembro.

Produzido em laboratório monegasco, este nanossatélite, de 10 Kg e com medidas de 20x10x30 cm, orbita a Terra a cada 90 minutos. Equipado com um instrumento em miniatura altamente sofisticado, originalmente concebido no JPL/NASA, o satélite irá coletar importantes dados meteorológicos/climáticos por meio da técnica de rádio ocultação.

OSM-1 CICERO será registrado como o primeiro satélite de Mônaco pelo Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA). O lançamento do foguete Vega, que carrega vários pequenos satélites, foi atrasado por algum tempo após o fechamento do centro espacial devido à Covid-19 e aos ventos adversos anormalmente persistentes durante o verão.

O satélite completou com sucesso sua fase de comissionamento. Este lançamento histórico marca o início do envolvimento do Principado de Mônaco no promissor setor de alta tecnologia do “Novo Espaço”.

A rota do satélite pode ser acompanhada no link www.orbitalsolutions.mc/track-our-satellites.

Para mais informações sobre Mônaco, acesse en.gouv.mc.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X