Projeto Turismo Transforma, do Sebrae/AM, garante capacitação e visibilidade para Turismo de Base Comunitária no Amazonas

O estímulo ao turismo de base comunitária é uma tendência cada vez mais forte, pois assegura que a própria comunidade conduza a oferta de serviços e experiências fazendo a autogestão do negócio turístico

Portal Viver Amazônia, do projeto Turismo Transforma, do Sebrae/AM

Pensando no futuro do turismo no Amazonas e, principalmente, no Turismo de Base Comunitária, um dos setores que mais sofre com a ausência de turistas, o Sebrae do Amazonas vem atuando na capacitação e no fortalecimento de estratégias para transformar as comunidades das regiões da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.

Por meio do Projeto Turismo Transforma, o Sebrae/AM realiza uma série de iniciativas para estimular competências como gestão financeira e conservação de recursos naturais e acaba de disponibilizar uma plataforma digital dedicada ao Turismo de Base Comunitária. O site www.viveramazonia.com fornece informações completas sobre as experiências sustentáveis praticadas por comunidades ribeirinhas no Amazonas. No total sete comunidades participam do Projeto Turismo Transforma: Novo Airão, Nova Esperança, Três Unidos, Tumbira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Lago do Acajatuba), Santa Helena do Inglês e Santo Antônio do Tiririca.

O Turismo de Base Comunitária se estrutura, sobretudo, no protagonismo das comunidades em que ele é praticado. “Os processos são organizados e gerenciados pela comunidade, garantindo não apenas o fortalecimento econômico da região, mas também o empoderamento local e a inclusão social. O Turismo Transforma tem contribuído para a visibilidade dessas comunidades, com foco especial no aumento da renda familiar, pois cada pousada que se fortalece acaba envolvendo a mão de obra local”, afirma Fabio Souza, gestor do Projeto Turismo Transforma no Sebrae/AM.

De acordo com o gestor, o Turismo de Base Comunitária proporciona uma experiência autêntica das atrações e dos costumes locais. Nas comunidades em que o projeto atua são os habitantes que abrem as portas de suas casas, hospedagens e pousadas para receber os visitantes e compartilham seus modos de vida, histórias e tradições, além da natureza que envolve a todos.

“Respeitamos o ecossistema a que pertencemos. Preservamos a floresta que nos acolhe. Trabalhamos para que nossas atividades sejam sustentáveis e de baixo impacto ambiental”, ressalta Fabio Souza. A sustentabilidade e a conservação da natureza são outros princípios do Turismo de Base Comunitária e do Projeto Turismo Transforma. As atividades e os atrativos priorizam o foco na natureza e na preservação ambiental juntamente com o envolvimento das comunidades.

Prêmio Impactos Positivos 2021 

Dar visibilidade e exposição para projetos inovadores que buscam a transformação responsável de suas comunidades também é a missão do Prêmio Impactos Positivos 2021, evento que tem o Sebrae como patrocinador oficial. “Proporcionar visibilidade a ações, projetos e pessoas que contribuem para o desenvolvimento do turismo no Brasil e fazer com essas boas práticas possam servir de referência para os pequenos negócios turísticos são a razão do Sebrae existir”, reforça Ana Clévia Guerreiro, Coordenadora de Projetos do Sebrae.

O Prêmio Impactos Positivos 2021 conta com quatro categorias – Impacto Ambiental, Impacto Cultural, Impacto Econômico e Impacto Social. Foram 137 projetos inscritos e mais de 20.000 votos contabilizados na edição deste ano. Os 12 projetos mais votados (3 em cada categoria) passam agora por um novo processo de votação popular no site https://impactospositivos.com/ e pela avaliação de um júri de especialistas até o dia 20 de novembro. O anúncio e a entrega dos prêmios aos 4 melhores projetos em cada categoria acontece no dia 25 de novembro.

Conheça os 12 finalistas do Prêmio Impactos Positivos 2021:

Categoria Impacto Ambiental
MHUDEI
Ninho de Pássaros
Pet Amigo

Categoria Impacto Cultural
Coletivo Ponto Cultural
Olhar Solidário: Fotografia e Turismo
Semente Materna Poética

Categoria Impacto Econômico
Acelera Turismo
Agência De Oportunidades
Expansão Social / P.E.I.S.

Categoria Impacto Social
Associação Música Amigos Solidários
Instituto GAS – Grupo de Atitude Social
Refeição de Amor

Todos os projetos podem ser conhecidos no site https://impactospositivos.com/.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X