Saboreie a Dinamarca

Crédito: VisitDenmark
Crédito: VisitDenmark

Por que não fazer um passeio degustativo pelos pratos tradicionais dinamarqueses? Não é só uma ótima forma de matar a fome, mas de conhecer mais sobre a cultura e história da Dinamarca e esbarrar em vários dinamarqueses pelo caminho. Todas as regiões têm suas especialidades, veja aqui alguns destaques:

Jutlândia do Norte e Ocidental 

A pequena cidade pesqueira Skagen, na Jutlândia do Norte, é o local para apreciar o Linguado à Moda Skagen. A cidade está localizada em uma bela área litorânea, com abundância de peixes. Para o molho, a receita inclui oxicoco, mirtilo ou framboesa. Se quiser um sabor do ano de 1700, vá até o Sevel Inn em Jutlândia, para provar as Costelas na Cerveja (Ølben): as costelas de porco são marinadas e cozidas na cerveja preta e grelhadas. O acompanhamento perfeito é uma cerveja bem gelada ou a aguardente de ervas fabricada no próprio local.

Jutlândia do Sul

Os ovos de sol (Solæg) são uma especialidade regional incomum. Os ovos são cozidos com a casca marrom das cebolas e deixados na salmoura por cerca de três semanas. Quando estão prontos, os ovos são descascados, cortados ao meio, as gemas são retiradas e o buraco é preenchido com uma mistura de tabasco, óleo, vinagre e mostarda antes de colocar a gema de volta. O Buch’s Wine Bar em Haderslev prepara um solæg maravilhoso.

Fanø e Aerø

Sakkuk é um tipo de pudim feito de farinha, servido com carneiro curado, filé de porco, mostarda e calda. Antigamente, era servido nos casamentos, mas ainda é possível experimentar o Sakkuk em vários locais na ilha de Fanø, incluindo o Café Nanas Living em Sønderho. De acordo com a tradição, você precisa regá-lo com cerveja branca tépida e aguardente.

Funen

O omelete de Funen é uma especialidade das antigas e o Restaurante Carl Lund, em Odense, é famoso pela versão da casa, que já faz parte de seu cardápio desde 1860. O omelete é servido com porco assado, pão de centeio e mostarda.

Zelândia

Faça um passeio em Møn, na Zelândia, para ter uma amostra do arenque local, conhecido como Iscas de Arenque (Bidesild). Nesse prato de centenas de anos, o arenque é marinado em grandes barris de salmoura durante muito tempo. A outra especialidade popular de Møn são os bolos de trigo, feitos com farinha finíssima e cobertos com queijo. Experimente com picles de ameixa feito em casa para desfrutar de um almoço delicioso.

Copenhague

O mundialmente famoso sanduíche aberto de pão de centeio, smørrebrød, tornou-se popular na capital da Dinamarca, Copenhague, do ano de 1800 em diante. Um local fantástico para desfrutar as versões modernas desse prato é a loja Ida Davidsen, onde você terá à sua escolha 250 tipos de sanduíches diferentes.

Bornholm

Você não pode visitar Bornholm sem fazer uma viagem a uma das casas de fumeiro mais antigas da ilha. Ali você terá uma amostra dos deliciosos acepipes defumados e verá como são preparados. Um prato muito famoso chamado Sun over Gudhjem é feito com arenque defumado no pão de centeio, cebolinhas e uma gema de ovo crua.

Venha para a Dinamarca e experimente cada um desses intrigantes pratos!

Para saber mais sobre o destino, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X