Seychelles oferece acampamento que ensina na prática sobre conservação da natureza

A pequena ilha Cousin, pertencente ao arquipélago de Seychelles no Oceano Índico, oferece uma experiência muito diferente aos viajantes interessados em ecoturismo. O local tem um acampamento para ensinar sobre conservação da natureza, chamado de Conservation Boot Camp, em um dos destinos mais preservados do mundo.

A apenas 2Km da ilha de Praslin, uma das principais do país, Cousin é uma reserva tanto terrestre quanto marítima. No final da década de 1960, a ilha foi eleita uma reserva natural – e posteriormente incluiu-se 400 metros das águas de seu entorno – para proteger as últimas populações de pássaros quase extintos. A ilha chama a atenção de cientistas, jornalistas e profissionais envolvidos com ecoturismo e já recebeu prêmios por causa do trabalho desenvolvido com turismo responsável.

Mesmo pequena, a ilha abriga uma enorme biodiversidade. Antigamente era uma plantação de cocos e sua vegetação foi restaurada com sucesso depois de 30 anos de trabalho. Cinco espécies de pássaros endêmicos de Seychelles são encontradas ali, além de tartarugas de pente (a ilha tem o mais longo programa de monitoramento dessas tartarugas, desde 1972), répteis, jabutis, pássaros marinhos e uma rica vida submarina. Como exemplo dos esforços de conservação, em 1968 haviam apenas 26 pássaros Seychelles Warbler no mundo, na ilha de Cousin. Hoje este número aumentou para 3000 pássaros espalhados por cinco ilhas.

O Conservation Boot Camp é um programa para qualquer pessoa que queira ter uma experiência de conservação em uma ilha tropical paradisíaca. Os participantes aprendem na prática com os pesquisadores e a agenda inclui cursos de preservação de diversas espécies de animais e plantas. Eles são treinados em técnicas de monitoramento, se envolvem em atividades de eco-orientação e ecoturismo, interagem com pesquisadores e o pessoal local, convivem com espécies raras, experimentam uma nova cultura e conhecem pessoas do mundo todo, trabalham com aves e tartarugas marinhas, entre muitas outras experiências. Eles também têm a oportunidade de interagir ou até mesmo guiar um grupo de turistas que esteja visitando a ilha. Há ainda outros projetos menores que podem ser desenvolvidos pelos participantes que irão contribuir para a gestão da ilha, relacionados ao desperdício de lixo, consumo de energia, facilidades logísticas, entre outros. Também há momentos de diversão e relaxamento para desfrutar o local paradisíaco. A taxa de participação do acampamento inclui acomodação, transfer do aeroporto de Praslin, supervisão, treinamento e equipamentos.

Para mais informações sobre o acampamento, acesse este link.

 

Para saber mais sobre Seychelles, acesse www.visiteseychelles.com.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X