Seychelles promove viagem pelos sabores da culinária creole

Praias de areia fina e água azul turquesa e florestas tropicais exuberantes não são as únicas riquezas que as ilhas Seychelles, no Oceano Índico, têm a oferecer. Com uma herança cultural única, não é surpresa a culinária creole cativar o paladar de viajantes de todos os cantos do mundo.

Marcada pela fusão de ervas e temperos, a experiência de viagem em Seychelles só está completa quando se saboreia a diversificada e arrojada gastronomia creole. Enquanto os pratos salgados esbanjam pimenta, açafrão e gengibre, os doces em Seychelles levam notas suaves de baunilha, noz-moscada e canela.

Ao desembarcar no paraíso, o visitante é levado a uma jornada de descobertas gastronômicas. Conheça alguns dos pratos imperdíveis de Seychelles.

Katkat Banann
O katkat banann é uma especialidade tradicional de Seychelles que combina os sabores finos da banana-da-terra verde com o peixe cozido em leite de coco fresco. A banana-da-terra normalmente é cozida em fogo brando com o leite de coco, amassada e misturada no preparo com os filés de peixe desfiado. O gengibre e o alho garantem o tempero especial. Assim como outros pratos típicos, o katkat banann é servido com pimenta e arroz.

Katkat Bannan – crédito Michel Denousse (STB)

Peixe Grelhado (Pwason griye)
Perfeito para um dia na praia, o peixe grelhado é um dos pratos mais populares de Seychelles. Preparada em uma grelha aberta, a refeição é aromatizada com pimenta malagueta, alho e gengibre e normalmente é servida com arroz ou com batata-doce e chutney de tomate.

Peixe grelhado com salada – crédito Flavien Joubert (STB)

Sopa Bouyon
A sopa é geralmente feita a partir de uma planta chamada mouroum, cultivada em todo o arquipélago, mas também pode ser preparada com as folhas e brotos de alface ou abóbora. As folhas são cortadas em pedaços e cozidas em um caldo junto com cebola frita, gengibre, alho, ervas e temperos. O caldo refrescante pode ser temperado com pimentas frescas e acompanhado por arroz cozido no vapor, lentilhas e peixe frito.

Curry de polvo com coco (Kari koko zourit)
A preparação do prato consiste em cortar o polvo em pequenos pedaços, fervê-lo e cozinhá-lo no leite de coco. Logo depois, são adicionadas várias ervas e especiarias. Embora cada família Seychellois tenha sua versão, os ingredientes principais permanecem os mesmos: berinjela, alho, gengibre fresco, folhas de curry, folhas de canela, curry em pó, açafrão, masala, pimenta em pó, açafrão e pimenta malagueta.

Curry de polvo com arroz branco e chutney de abóbora – crédito Michel Denousse (STB)

Peixe salgado (Pwason Sale)
Esse prato remonta os ancestrais de Seychelles que utilizavam métodos rudimentares para o cozimento. O peixe passa por um processo de salga e é seco ao sol. O peixe salgado é encontrado em uma variedade de pratos locais e é comumente acompanhado por um molho de tomate e cebola conhecido como rougay, arroz e lentilhas.

Ladob
Tradicional sobremesa de Seychelles, o Ladob é feito com banana, fruta-pão e mandioca levemente cozida em leite de coco. A noz-moscada e a baunilha proporcionam notas suaves ao doce.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X