Suécia é o país do futuro

A Suécia hoje serve de exemplo para o resto do mundo em diversos aspectos, que vão desde a inovação tecnológica e a sustentabilidade até o respeito aos direitos humanos e a qualidade de vida. Os suecos têm como característica cultural a valorização da criatividade e da igualdade, por isso o país alcançou esse patamar invejável.

1

Na Suécia, todos têm os mesmos direitos, oportunidades e obrigações, independente da sua orientação sexual, gênero, raça, religião, deficiência ou idade. Como exemplo disso, nas últimas décadas, a Suécia tomou medidas importantes para garantir que a comunidade LGBT tenha os mesmos direitos e oportunidades que todos os outros. As leis de gênero neutro para casamento (2009), direito de adoção (2003), direito de inseminação para lésbicas (2005) e o ato anti-discriminação por orientação sexual adicionado à Constituição sueca (2011) são algumas das medidas implementadas no decorrer dos anos. Não é à toa que a Parada do Orgulho Gay de Estocolmo, que acontece desde 1998, já se tornou a maior celebração LGBT do norte da Europa.

A Suécia também é um exemplo de sociedade que valoriza a igualdade de gêneros. Foram decretadas várias as leis ao longo do tempo que asseguraram que mullheres e homens tivessem os mesmo direitos e possibilidades. Um fato que chama a atenção no país é a liçensa parental, que garante três meses fora do trabalho para os homens que tiveram bebês. As crianças também são levadas muito a sério na Suécia. Elas realmente importam e são ouvidas, isso fica claro quando se olha para as leis, os programas governamentais e ONGs existentes no país.

Escola primária na Suécia
Escola primária na Suécia

A educação é outra prioridade para os suecos, daí vem a qualidade de ensino e pesquisa nas escolas e universidades. Lá, o foco está no aluno, e o relacionamento deles com os professores é bastante informal. O pensamento independente  e a iniciativa individual são largamente estimulados, por isso os alunos têm um papel ativo durante as aulas, expressando suas ideias e opiniões e fazendo questionamentos. Esse ambiente de aprendizado inovador atrai muitos intercambistas, que se adaptam com facilidade, já que não faltam opções de cursos ministrados em inglês.

A preservação e a sustentabilidade são valores muito presentes na cultura do país. A região de Hammarby Sjöstad, em Estocolmo, é um ponto residencial localizado na beira da água. Lá é possível encontrar diversas soluções inovadoras com foco na sustentabilidade, por isso o local também ficou conhecido como uma ecovila. O chamado “modelo de Hammarby Sjöstad” é conhecido internacionalmente e muitos se inspiram na estrutura do local que combina soluções de arquitetura, transporte público, gestão de desperdício e diversos outros aspectos que, em conjunto, criaram um modelo bem sucedido que se desenvolve desde os anos 80.

Hammarby Sjöstad
Hammarby Sjöstad

A criatividade dos suecos faz com que eles sejam pioneiros em coisas que nem podemos imaginar. A Suécia foi o primeiro país do mundo a ter um hotel de gelo, por exemplo. Ele foi construído em Jukkasjärvi, no ano de 1989. Ainda hoje a tradição se mantem e, todo outono, o hotel é reconstruído. Além disso, artistas do mundo inteiro se reúnem no local para construir uma exposição de obras de arte feitas inteiramente de gelo. Na primavera, toda a estrutura derrete e a água volta para o rio.

Hotel de gelo
Hotel de gelo

Outras construções admiráveis podem ser encontradas no país, como a famosa ponte de Öresund, que foi inaugurada no ano 2000 e possui quase 16Km de comprimento, ligando a cidade de Malmö na Suécia à Dinamarca e o continente europeu. Ela chama a atenção por possuir uma porção subaquática e transportar não só carros e veículos motores, mas também trens. Desde a construção da ponte de Öresund, a cidade de Malmö passou por uma verdadeira evolução arquitetônica. O distrito de Western Harbour é um exeplo disso. A região deixou de ser uma área industrial para se transformar em uma vizinhança de arquitetura moderna e com foco em sustentabilidade.

O metrô de Estocolmo é outra construção sueca diferenciada. Ele é todo decorado por artistas, por isso é conhecido uma grande galeria de arte. O eficiente meio de transporte possui 100 estações e é um dos maiores do mundo quando comparado ao número de habitantes do local. Também não podemos esquecer da Ópera de Gotemburgo, uma das construções mais incríveis da Suécia. Projetada pelo arquiteto Jan Izkowski, ela foi inspirada pelo ambiente que a circunda e suas silhuetas são um reflexo das pontes, dos veleiros e cascos de navios. O prédio é enorme, com mais de mil ambientes e 28.000m2.

Metrô de Estocolmo
Metrô de Estocolmo

A criatividade e a inovação na Suécia não param por aí. Você já ouviu falar do chamado Barken Viking? Essa é uma incrível embarcação viking ancourada no porto de Gotemburgo desde 1950. A princípio, ela serviu como uma escola para velejadores, mas atualmente se tornou um hotel e restaurante inusitados que supreendem os visitantes.

A Suécia é um dos países que mais investe em pesquisa no mundo. Muitas das universidades suecas estão na lista das melhores de toda Europa e seu trabalho tem contribuído para o sucesso global das muitas empresas de alta tecnologia do país. Como exemplo temos a Chalmers University of Technology, uma das principais universidades do continente europeu quando o assunto é tecnologia. Eles desenvolvem pesquisa em capos como a fotônica, a microtecnologia e a nanociência.

Esses e outros fatos interessantes sobre o país serão abordados na exposição de fotos que a Embaixada da Suécia no Brasil irá realizar durante a Feira Escandinava. O evento acontece nos dias 8 e 9 de novembro em São Paulo e tem entrada gratuita.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X