Temporada de balé tem início em Mônaco com apresentações imperdíveis

Crédito: Monte-Carlo SBM

A temporada balé está apenas começando em Mônaco e promete espetáculos emocionantes aos espectadores. Nos próximos meses, a companhia Les Ballets de Monte-Carlo se apresentará não apenas no principado, como em dezenas de outros países, mostrando sua excelência em terras estrangeiras, abraçando seu papel como embaixadora cultural de Mônaco e posicionando cada vez mais a arte coreográfica monegasca no cenário internacional.

A  temporada é dividida em três pilares diferentes. O primeiro, Académie Princesse Grace, surgiu pelo desejo da Princesa Grace Kelly e do Príncipe Rainier III de ter uma academia de dança de alto nível no principado, em meados da década de 1970. Desde então, adolescentes entre 14 e 18 anos participam de aulas interdisciplinares – desde história da arte a técnicas de balé clássico e contemporâneo – durante cinco anos e desenvolvem habilidades para se tornarem verdadeiros dançarinos profissionais. Para abrir esta temporada, os jovens estudantes vão apresentar a performance Imprévus, no Atelier des Ballets de Monte-Carlo, de 7 a 9 de novembro.

O segundo pilar, Monaco Dance Forum, é um festival criado no final da década de 1990, para desenvolver e apoiar expressões artísticas e diversos tipos de performances. A temporada 2017/2018 vai contar com o musical No Time’s Land, que faz parte do projeto Choré-Voix de treinamento artístico para professores, que aprendem ferramentas para ajudar seus estudantes a se expressarem por meio de movimentos corporais, música e teatro – 8 e 9 de dezembro no Grimaldi Forum. Apresentações de companhias internacionais também estão programadas. A Gauthier Dance Company irá performar uma peça inspirada em um dos maiores dançarinos do século XX, o russo Nijinsky, coreografada por Marco Goecke – 14 e 15 de dezembro na Salle Garnier. Já a companhia americana Momix irá trazer a coreografia Viva Momix Forever, do carismático Moses Pendleton, que foi criada em 2015 para celebrar o 35º aniversário da companhia, com um mix incrível de belas coreografias, novas criações e obras-primas de sua história – 16 e 17 de dezembro no Grimaldi Forum. Entre 12 e 14 de julho de  2018, na Salle Garnier, haverá um tributo a Ingmar Bergman, celebrando os 100 anos do nascimento do famoso cineasta sueco.

O terceiro pilar é a companhia de dança Les Ballets de Monte-Carlo, formada por dezenas de bailarinos profissionais, além de coreógrafos e pianistas, que dão vida à coreografias que inspiram e impressionam o público todos os anos, em diversas partes do mundo. Dois dançarinos, inclusive, são irmãos brasileiros, George e Alexis Oliveira, que se juntaram à companhia em 2004 e 2009, respectivamente. Em Mônaco, serão feitas várias apresentações, como uma nova versão do balé The Taming of the Shrew, criado por Jean-Christophe Maillot em 2014 para os dançarinos do Bolshoi Theatre, com música da Monte-Carlo Philharmonic Orchestra – entre 28 de dezembro e 5 de janeiro, no Grimaldi Forum; e White Darkness, um trabalho criado por dois coreógrafos, Nacho Duato e Joseph Hernandez, ex-dançarino do Ballets de Monte-Carlo que está colaborando pela primeira vez com um trabalho coreográfico – 26 a 29 de julho de 2018, na Salle Garnier.

A dança e a música são uma parte muito importante da história e cena cultural de Mônaco. A temporada de balé é imperdível a todos que estiverem presentes no principado nos dias em que as apresentações estão programadas, ou então, para quem estiver na Europa e tem interesse em estender a viagem até o país para aproveitar esse calendário cultural incrível. Vale a pena prestigiar o trabalho excepcional de coreógrafos e bailarinos e ter uma experiência inesquecível durante a viagem a Mônaco.

 

Para saber mais sobre a temporada 2017/2018, acesse www.balletsdemontecarlo.com.

 

Para saber mais sobre o destino, acesse www.visitemonaco.com.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X