Turismo e sustentabilidade: conheça quatro países que levam o tema a sério

sustainability_2_1_6e44feb0-79a7-4e5d-bf06-f757fc178b02

2017 é o ano da sustentabilidade, por isso, mais do que nunca, este é o momento de avaliar os impactos do turismo no planeta em que vivemos. Confira abaixo quatro exemplos de destinos que conseguem aliar uma excelente receptividade de milhares de viajantes com o menor impacto possível na natureza local:

 

Barbados

Barbados é uma pequena ilha no Caribe com recursos naturais limitados. Por conta disso e por estar sendo afetada pelo aquecimento global e aumento do nível do oceano, há um interesse enorme em proteger o meio ambiente e promover ações sustentáveis para as gerações futuras. Por exemplo, desde a década de 70 a energia solar é utilizada em muitas casas barbadianas e pequenas ou grandes empresas. Além disso, várias ações sustentáveis são pensadas para os grandes eventos do destino, por exemplo o Crop Over, com a utilização de lâmpadas LED, a reutilização e reciclagem de lixo para criar itens de decoração ou partes de fantasias e a utilização de materiais biodegradáveis e plásticos reciclados.

Muitos hotéis também estão engajados com políticas ambientais e conquistaram Green Globe Certifications. O Accra Beach Hotel, na costa sul da ilha, é um deles e ganhou o certificado devido a seus planos de redução de energia, modelos de vasos sanitários que utilizam menos água, plano de gerenciamento da poluição e sistema de gerenciamento de lixo, entre outras medidas, como o envolvimento de uma escola da comunidade em um programa de educação sobre o ambiente marinho.

 

Mônaco

No principado de Mônaco, a preocupação com o meio-ambiente vem desde o tempo do Príncipe Albert I e suas conhecidas expedições oceanográficas, que buscavam formas de conseguir preservar o ambiente marinho. Para diminuir os impactos ambientais, o governo de Mônaco promove campanhas e projetos para tornar o destino cada vez mais sustentável. Com esse compromisso, em junho de 2006, o príncipe Albert II criou uma fundação que combate as ameaças ao meio-ambiente, chamada Prince Albert II of Monaco Foundation. O príncipe se comprometeu  com a redução das emissões de gases poluentes em 50% antes de 2030 em comparação a 1990, em alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e dedicar-se na proteção dos oceanos. Além dessas, há muitas outras medidas que visam a preservação e conservação do meio ambiente, que fazem com que Mônaco seja um dos principais países que lutam pela causa sustentável.

 

Noruega

A Noruega é um país riquíssimo em belezas naturais, que vão desde cachoeiras, montanhas e fiordes até grandiosas geleiras. Por isso, preservar suas paisagens e toda vida existente nelas tem uma importância crucial para o país. Desfrutar da natureza e do ar livre correspode ao maior passatempo dos noruegueses e isso se reflete na atitude de comprometimento com a preservação e o uso do meio ambiente. Grande parte da Noruega corresponde a áreas de preservação ambiental e parques naturais, mas o instaurado direito de acesso garante que elas continuem sendo acessíveis e visitadas por todos. Muitos locais da Noruega foram honrados com a certificação internacional de destino sustentável, o que mostra o esforço de proporcionar as melhores experiências possíveis para os visitantes, mantendo o impacto do turismo em níveis mínimos. Alguns exemplos de destinos sustentáveis noruegueses são Trysil, Røros, Geilo e as ilhas Svalbard.

 

Seychelles

O arquipélago de Seychelles, no Oceano Índico, tem cerca de metade de sua área terrestre sob proteção natural e incentiva o turismo sustentável. Há uma enorme biodiversidade de fauna e flora no destino, inclusive com muitas espécies endêmicas, e ele se orgulha de suas práticas de conservação e preservação da natureza, que resultaram em um alto grau de proteção ao meio ambiente. O país possui dois Patrimônios Mundiais da UNESCO. Um deles é o Atol de Aldabra, um dos mais afastados do arquipélago e onde vivem mais de 150 mil tartarugas gigantes, a maior população do réptil no mundo, além de mais de 400 espécies e subespécies endêmicas. Aldabra é um dos maiores atóis de coral do mundo e, por ser um local tão inacessível, mantém sua natureza e biodiversidade praticamente livre de qualquer intervenção humana. Por causa de seu ecossistema único e intacto, Aldabra é um laboratório natural fantástico para pesquisas científicas e novas descobertas. Por ser extremamente protegido é necessária uma autorização para entrada no atol e atividades turísticas são limitadas.

 

Para saber mais sobre os destinos, acesse o site.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X