Um dia como os Vikings noruegueses

Os vikings eram um povo originário da Escandinávia, que realizavam excursões em seus navios-dragão em várias regiões da Europa entre os séculos 9 e 11. De fato, eram guerreiros. Mas é possível descobrir mais sobre eles, que tiveram suas habilidades comprovadas em artefatos descobertos durante os anos como ótimos comerciantes e artesãos.

vikingnoruegaEles também eram conhecidos como os contadores de histórias da Europa. Suas sagas nórdicas continuam fascinando o público hoje em dia.

Essa cultura nórdica ainda ganha muito destaque entre os viajantes. Para os que desejam aprender e conhecer um pouco sobre como era o dia-a-dia dos vikings, é possível vivenciar essa experiência e passar um dia como os vikings na Noruega.

O Museu dos Barcos Viking (Vikingskipshuset em norueguês) localizado na península de Bygdoy, a dez minutos do centro de Oslo, conserva em artefatos históricos e originais a vida dos antigos vikings.

Na cultura dos nórdicos, quando uma pessoa falecia, seus pertences eram sepultados juntos com ela. Graças a esse hábito, muitos desses objetos foram encontrados em escavações (nos sítios arqueológicos de Tune, Gokstad, Oseberg e Bore, entre 1852 e 1904) e expostos no museu, como jóias, vestimentas, ferramentas e utensílios.

O museu também expõe dois dos mais preservados navios vikings, sendo cerca de 95% da madeira original.

Em Haugesund, região conhecida como a pátria dos reis vikings, acontece o Festival Viking, que motiva a ida de diversos turistas.

Realizado todo ano no mês de junho durante 4 dias, em uma fazenda, os costumes vikings ganham vida novamente, com pessoas vestidas a caráter, barracas com mercadorias típicas, comida e muita música. No decorrer do festival, barracas vendem produtos da época, feitos por artesãos e guerreiros aparecem encenando batalhas vikings.

Mais ao norte, mais precisamente em Lofoten, o Museu Histórico de Lofotr inclui a reconstrução da casa de um chefe viking e a possibilidade de navegar pelo famoso navio-dragão em passeios pelos fiordes noruegueses.

Há cerca de 60 igrejas na Noruega que mantém a tradição e trejeitos da antiga época nórdica.

Contradizendo diversos desenhos e gravuras já encontradas, os vikings utilizavam capacetes retos, não com chifres.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X