Um tour pela capital norueguesa

Crédito: Visit Oslo
Crédito: Visit Oslo

Capital norueguesa desde 1814, Oslo é uma cidade que encanta todos seus visitantes. Muitas de suas atrações podem ser combinadas em um único passeio, pois estão localizadas próximas uma das outras.

Com cerca de 600 mil habitantes, apenas 60% do território da cidade pode ter construções, os outros 40% são de áreas naturais preservadas.

Com isso, os parques ganham grande destaque. Entre eles, o mais famoso Vigelandsparken (Vigeland Park) é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. Localizado no Parque Frogner, a três quilômetros do centro da cidade, fica aberto durante o ano todo e com entrada gratuita, recebendo aproximadamente um milhão de visitantes por ano.

Museu a céu aberto, o parque conta com obras assinadas pelo escultor Gustav Vigeland. Com 212 esculturas em bronze, granito e ferro fundido, as obras representam a existência humana.

Perto do Vigeland Parque, o Museu dos Barcos Viking (Vikingskipshuset em norueguês) atrai a atenção dos turistas. Localizado na península de Bygdoy, conserva artefatos históricos e originais que foram de antigos vikings.

Na cultura dos nórdicos, quando uma pessoa falecia, seus pertences eram sepultados juntos com ela. Graças a esse hábito, muitos desses objetos foram encontrados em escavações e expostos no museu, como joias, vestimentas, ferramentas e utensílios. O museu também expõe dois dos mais preservados navios vikings, sendo cerca de 95% da madeira original.

É em Oslo que acontece a entrega do prêmio Nobel da Paz. O Nobel Peace Center é a sede do comitê que decide os vencedores do prêmio e também funciona como um museu, com exposição da história da premiação e seus vencedores desde a primeira edição no ano 1901, com Alfred Nobel.

O prédio da prefeitura fica próximo ao Nobel Peace Center. Construído em tijolos vermelhos com detalhes em dourado, é um dos pontos turísticos mais importantes da capital, pois também é onde acontece a entrega do prêmio. O edifício pode ser visitado gratuitamente ou também em um passeio guiado pelas salas com obras de artes e murais que contam sobre a cidade e sua cultura.

Perto da Prefeitura, uma das principais avenidas de Oslo, Karl Johans Gate interliga os atrativos mais populares para se visitar. Uma boa dica é o uso de bicicletas para se locomover, avistando belas paisagens e conhecendo de perto cada canto deste fascinante destino.

Pedalando um pouco pela avenida, um boa parada é conhecer a Galeria Nacional, onde está a maior coleção pública de pinturas, esculturas e desenhos públicos da Noruega. Na Galeria, fica uma das versões de “O Grito”, um dos mais famosos quadros do mundo do artista norueguês Evard Munch.

Outra atração que tem que ser visitada, o prédio Oslo Ópera House (The Norwegian National Opera & Ballet) é o maior centro de cultura do país. Construído de mármore e vidro, é lar do balé e da ópera nacional da Noruega. Possui três palcos, com cerca de mil assentos.

O passeio é feito com visita guiada de cinquenta minutos de duração pelo prédio e seus bastidores e é realizado diariamente, mas deve ser reservado com antecedência.

Uma das grandes características do local, seu teto é inclinado para cima, a partir da água do principal fiorde de Oslo, o Oslofjord. O telhado funciona como praça pública, onde os noruegueses costumam, no verão, caminhar e fazer piqueniques.

Outra dica importante para os turistas brasileiros que visitam a cidade, é comprar com antecedência o Oslo Pass. Com 24, 48 ou 72 horas, o cartão dá direito a entrada gratuita ou com desconto nas principais atrações e restaurantes, além de passe livre no transporte público.

Mais conteúdo GVA para você!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conheça nossas plataformas de conteúdo

Certificações online!

Plataforma colaborativa!

Ações digitais!

Oscar do BEM!

pt Português
X